Indígena de Avaí conquista formação em Pedagogia

Através do Projeto "Identidade Araribá", 26 profissionais indígenas já se formaram no UNISAGRADO

A egressa de Pedagogia, Marta Pio, indígena do Povo Terena participou na noite desta quarta-feira (19) e sexta-feira (21) das cerimônias de Missa e Sessão Solene, após concluir o curso de Pedagogia no final do ano de 2021. Ela é residente da Aldeia Ekeruá que se localiza na Terra Indígena Araribá, município de Avaí, e foi a 26° egressa indígena a conquistar o diploma acadêmico por meio do Projeto “Identidade Araribá”. O projeto do UNISAGRADO oferece bolsas de estudo a estudantes indígenas promovendo acesso, permanência e conclusão do ensino superior, cultivando a identidade cultural e a troca de vivências com os demais estudantes.

Marta revela que o interesse em cursar Pedagogia surgiu através de sua inspiração em docentes indígenas que ministravam aulas em uma escola onde estudou. Ela vê na educação uma possibilidade de contribuir para o desenvolvimento educacional de sua comunidade e com o curso de Pedagogia do UNISAGRADO, confirmou seu desejo de seguir na área da docência.

A equipe de Comunicação conversou com a profissional. Confira como foi o bate-papo!

UNISAGRADO: Qual o sentimento após a conclusão do curso de Pedagogia?

Marta: “O sentimento é de gratidão, poder chegar ao momento de conclusão do curso é muito emocionante. Desde pequena meus pais ressaltam a importância dos estudos, eles sempre incentivaram eu e meus irmãos. É importante concluir, pois é necessário levar a presença indígena em todos os lugares inclusive dentro da sala de aula. Sendo assim também podem e devem ingressar em uma instituição de ensino superior, ou seja, ocupar espaços e quebrar estereótipos”.

UNISAGRADO: Conte um pouco da sua Graduação aqui no UNISAGRADO.

Marta: “Foram quatro anos de muita aprendizagem e troca de experiências. Confesso que sai da minha zona de conforto, pois o espaço acadêmico é muito diferente do ambiente em que estava acostumada. Com muita vontade de aprender consegui me adaptar e realizar os trabalhos que eram desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.”

UNISAGRADO: De que forma os docentes do UNISAGRADO te auxiliaram nesta conquista?

Marta: “A oportunidade de ingressar no UNISAGRADO foi através do Projeto de extensão Identidade Araribá, no qual promovia reuniões para dialogar sobre a situação dos alunos que fazem parte do projeto. O coordenador do projeto Professor Cleiton José Senem, foi essencial nessa conquista, sendo sempre muito prestativo. Os docentes são excelentes profissionais, no qual os mesmo sempre prestativos e acolhedores, isso foi fundamental para a minha jornada acadêmica. Não irei citar os nomes, pois tenho medo de esquecer alguns, sendo assim deixo aqui o meu muito obrigado a esses profissionais que fizeram parte da minha trajetória e com toda certeza vão continuar fazendo a diferença na vida de muitos outros estudantes. Quero aqui ressaltar que os docentes deram a mim muitas oportunidades de compartilhar nas aulas as questões Indígenas, nos seminários e diálogos sempre abriram espaço para incluir o debate sobre as pautas indígenas.”

UNISAGRADO: Quais são suas próximas metas?

Marta: “A minha meta principal é continuar os estudos, vejo que no mundo atual a educação é essencial. O ato de ensinar vai além dos livros e lousa, o ensinar vem de dentro, poder compartilhar o conhecimento com seus alunos não tem preço. Pretendo continuar a minha jornada acadêmica. Fazer especializações, mestrado e doutorado estão nas minhas metas.”

UNISAGRADO: Deixe uma mensagem para quem gostaria de seguir o mesmo caminho da Graduação.

Marta: “A mensagem que quero deixar é que nada nessa vida é fácil, tudo depende do seu esforço. Se você tem sonhos, não perca tempo vá atrás. Somente você pode realizar, os obstáculos existem, mas você é capaz de enfrentar um a um se for necessário. A educação é um ato de amor e ele transforma vidas, se você quer fazer a diferença no mundo esse é o caminho. No meu ponto de vista é uma das profissões mais belas que existem.”

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12460-indigena-de-avai-conquista-formacao-em-pedag.html
Tags: UNISAGRADO, Projeto Identidade Araribá, Pedagogia, Formandos 2021