Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO celebra Festa Litúrgica da Bem-aventurada Clélia Merloni

Momentos de oração e Missa marcaram as celebrações pelos três anos de beatificação da fundadora do IASCJ



Na última sexta-feira, dia 19, a Pastoral Universitária preparou a “Missa em homenagem a Bem-aventurada Clélia Merloni”, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) que é mantenedor do UNISAGRADO. A programação envolveu os colaboradores da Instituição e contou com momentos especiais de oração. Durante o mês, também foi realizado pelo Instituto, uma novena especial em honra a Madre Clélia, além da transmissão ao vivo da “Oração em frente à urna de Madre Clélia”, que ocorreu em Roma.

Dando início a preparação da solenidade da Bem-aventurada Clélia Merloni, dos dias 11 a 19 de novembro foi realizada nas redes sociais do Instituto e do UNISAGRADO, a Novena para a Festa de Madre Clélia – “Faz-te Apóstola do meu Amor”.  Durante os nove dias, as publicações abordaram o amor e os ensinamentos de Cristo, além das reflexões de Madre Clélia.

Já a Missa Solene, celebrada no dia 19 no Auditório João Paulo II, pelo Padre Rodrigo Sena, contou com a presença de colaboradores, professores, Equipe Diretiva e Irmãs Apóstolas do UNISAGRADO. No início da celebração, a Irmã Caroline Ribeiro e as colaboradoras Priscila Zagonel e Waylla Natally Leme fizeram uma entrada especial carregando uma vela e um quadro com a imagem de Madre Clélia, e, após a saudação pelos presentes, o mesmo foi colocado em um palco especial, para a comemoração durante a missa.

Já durante a homilia, o Pe. Rodrigo Sena falou aos presentes sobre a vocação à Santidade e sobre o Carisma de Madre Clélia, com momentos de reflexão, fé e oração. Ao final da missa, o padre realizou a benção de uma lembrancinha que foi preparada carinhosamente para os colaboradores. Todos foram presenteados com uma garrafinha com água benzida que trazia uma mensagem que fez parte do encontro: “Confiai no Coração de Jesus e vereis milagres, se for necessário – Bem-aventurada Clélia Merloni, rogai por nós!”.

No dia 20, o encerramento das celebrações em homenagem a Bem-aventurada Clélia Merloni contou com a “Oração em frente à urna de Madre Clélia”. O momento foi transmitido ao vivo, pelo Facebook do Instituto, direto da Itália, em Roma, local onde está localizado o corpo de Madre Clélia, que está incorrupto em uma urna de vidro na Capela da Casa Geral.

Mais sobre Madre Clélia

Madre Clélia Merloni nasceu em 10 de março de 1861 em Forli, na Itália. Ainda jovem, sentiu-se atraída para a vida religiosa. Iluminada pela fé, revestida de coragem e determinação, respondeu ao chamado divino, concretizando seu ideal. Com a graça e a força do carisma recebido, funda o IASCJ no dia 30 de maio de 1894, em Viareggio, também na Itália. O Instituto, com sede em Roma, está presente em 15 países realizando obras educacionais e sociais.

O processo até a beatificação

Em 1988 abriu-se a causa de Beatificação de Madre Clélia Merloni.

No dia 21 de dezembro de 2016 o Papa Francisco reconheceu as suas virtudes heroicas. O reconhecimento leva o nome de Decreto de Venerabilidade e é uma das etapas para a beatificação da religiosa, que corresponde ao “Positio”, processo que analisa toda a documentação do exercício heroico de suas virtudes (histórico e todo o trabalho realizado). Teve a direção de um relator da Congregação para as Causas dos Santos, onde os documentos são repassados. Aprovados, os documentos foram entregues ao Papa que autorizou o decreto.

No dia 27 de janeiro de 2018, após investigação da Congregação para as Causas dos Santos e pela junta médica de especialistas, Bispos e Cardeais, Papa Francisco assinou a aprovação do milagre de Madre Clélia Merloni. O milagre feito por intercessão de Madre Clélia ao médico Dr. Pedro Ângelo de Oliveira Filho é brasileiro, de Ribeirão Preto/SP.

A Santa Missa de Beatificação de Madre Clélia Merloni foi realizada no dia 03 de novembro de 2018, às 11h na Basílica de São João de Latrão, em Roma-Itália, conduzida pelo cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12350-unisagrado-celebra-festa-liturgica-da-bem-av.html
Tags: UNISAGRADO, Clélia Merloni, Beatificação, Solenidade, Missa


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro