Facebook Pixel Fallback

Gestor da Pós-Graduação do UNISAGRADO conquista importante prêmio estadual

Premiação tem o objetivo de valorizar e reconhecer a inovação na Educação no Ensino Superior do Brasil



O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior do UNISAGRADO conquistou, na última sexta-feira (20), o “Prêmio Inovação no Ensino Superior – Prof. Gabriel Mario Rodrigues” do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), na modalidade “Gestão Pedagógica”, categoria “Educador”. O projeto vencedor é intitulado “Matrizes modulares: atualização para promover engajamento das novas gerações” e tem o objetivo de propiciar aos profissionais a possibilidade de participar de cursos de curta duração e aproveitar a participação para completar a matriz das especializações.  A premiação do Semesp tem o objetivo de reconhecer as iniciativas inovadoras na Educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, que são promovidas através de estudos realizados pelos professores e gestores educacionais das próprias instituições.

A divulgação do resultado ocorreu de forma remota, via plataforma TEAMS, durante o 5º Seminário “O Futuro do Ensino Superior”, contando com a participação de especialistas em Educação, workshops e debates que permearam a transmissão. A inscrição foi realizada na categoria “Educador”, que contempla três modalidades: 1 – Gestão Pedagógica (a qual o projeto foi ganhador); 2 – Ações junto à comunidade; e 3 – Inovação na Aprendizagem. Há também outra categoria no prêmio que se refere à “Instituição de Ensino Superior”, contendo as mesmas modalidades da categoria anterior.

Para o vencedor, Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, “conquistar o prêmio reforça que todo planejamento que está sendo desenvolvido na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa é diferenciado, além da valorização de todo um trabalho em um novo modelo de gestão, com inovação e excelência, sempre pensando em potencializar os resultados”.

De acordo com o Pró-Reitor, as motivações para o desenvolvimento do projeto baseiam-se em estudos de gestão educacional e modelos utilizados em universidades da Europa e dos EUA, além do apoio da equipe diretiva do UNISAGRADO para buscar e aplicar modelos de planejamento e gestão inovadora. Com a realização do estudo, foi possível perceber mudanças positivas, como a possibilidade de ofertar um maior número de cursos de curta duração independentes.

Para a reitora Prof.ª Dr.ª Irmã Vânia Cristina de Oliveira, a conquista do prêmio é a “confirmação de que a equipe do UNISAGRADO compreende que o Ensino Superior não é mais o mesmo e está atenta aos novos desafios e perfis das pessoas e das demandas do mercado de trabalho. É resultado do envolvimento completo de gestores, professores e colaboradores em todo o processo, que requer coragem, competência e ousadia para repensar novos processos de transformação para um Ensino Superior de Excelência.” Para a Reitora, o estudo “propiciou uma análise cuidadosa das matrizes dos cursos, identificação do público que busca a pós-graduação, as exigências e adaptações necessárias ao momento atual e vindouro. De forma imediata, foi organizada por grupos de disciplinas as matrizes que eram segmentadas, oferecendo um melhor fluxo de ingressantes nos diversos cursos, mantendo e aprimorando a qualidade acadêmica”.

Após a conquista do prêmio, as projeções para o futuro dos cursos de Pós-Graduação do UNISAGRADO é de potencializar “a expansão da oferta de cursos modulares adequados à nova realidade do ensino superior, bem como, a continuidade de estudos e possibilidades de especializações e MBAs focados na qualidade, atualização e capacitação do profissional que está no mercado de trabalho”, finaliza a Reitora.

Em relação à premiação, o finalista de cada modalidade recebe o prêmio de R$ 2.000,00, e é contemplado também com a apresentação do trabalho durante o 23º FNESP - Fórum Nacional do Ensino Superior, além de uma reportagem exclusiva sobre o estudo na Revista Ensino Superior.

Sobre o projeto vencedor

O estudo abordou a reestruturação do modelo de oferta de cursos Lato Sensu, que a partir de 2021 tiveram as matrizes segmentadas em grupos de disciplinas, o que possibilitou a oferta dos módulos como cursos independentes – de curta duração, cursos livres, capacitações e/ou extensão, além de viabilizar certificações parciais que são oferecidas ao longo do curso.

Para elaboração da modulação das matrizes curriculares foram estudadas as novas gerações e dentre as principais características apresentadas pelo público estão os desejos relacionados ao imediatismo, a capacidade de executar multitarefas e a independência. Logo, com a atualização dos cursos segmentados em grupos de disciplinas, é possível proporcionar ao estudante a comprovação de experiência e a possibilidade de engajamento no mercado de trabalho antes mesmo de ter concluído a Pós-Graduação, assim como promove celebrações parciais e reforça as conquistas ao longo da trajetória.  “O objetivo é propiciar aos profissionais a possibilidade de utilizar um conhecimento rápido e aplicado ao mercado de trabalho, além disso, o compromisso do profissional estudante fica restrito à área de interesse e a certificação é mais rápida (como curso de curta duração). Para os profissionais que estiverem cursando a especialização, serão certificados à medida que concluírem os módulos. Acreditamos que será uma motivação adicional para término do curso”, finaliza o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do UNISAGRADO.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12175-gestor-da-pos-graduacao-do-unisagrado-conqui.html
Tags: Pós-Graduação, UNISAGRADO, Prêmio, Vencedor, Semesp


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro