Facebook Pixel Fallback

Para ser pesquisador é necessário possuir oratória?

Habilidade de falar em público com desenvoltura, de modo assertivo e envolvente proporciona destaque ao pesquisador, sendo uma competência essencial



No mês de junho, o UNISAGRADO promoveu uma palestra sobre oratória voltada para a pesquisa com a presença do vereador da cidade de Bauru Fernando Mantovani. Participaram através da plataforma Microsoft Teams estudantes dos cursos de graduação que acompanharam dicas, técnicas e orientações para apresentações em geral.

O evento teve o objetivo de proporcionar aos estudantes mais confiança e fluidez nas suas apresentações de seminário, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e demais apresentações em que o estudante seja o condutor da fala. A organizadora do evento Prof.ª Ma. Tatiana Ribeiro de Carvalho comenta a importância da oratória para o discente. “Ao praticar esta habilidade ao longo do curso, o estudante está mais preparado e habituado a este tipo de situação e mais confiante para entrar no mercado de trabalho. Uma boa oratória é capaz de abrir muitas portas, melhorar as relações interpessoais, aumentar a credibilidade, demonstrar a liderança sendo, portanto, uma habilidade essencial”, pontua.

Carvalho ressalta que falar em público é uma grande dificuldade para muitos e, as pessoas que desenvolvem esta capacidade se destacam no mercado de trabalho. ”No âmbito acadêmico é indispensável estimularmos essa competência para que o estudante faça apresentações na frente da sala com segurança. Além disso, na pesquisa, especificamente ao término da iniciação científica na nossa instituição, há o fórum e a apresentação dos banners, no qual esta habilidade é essencial”, destaca. 

O profissional convidado para ministrar a palestra foi escolhido por possuir grande experiência na área e ser especialista em oratória, especialista em gestão do tempo – método Power Self e, ainda, possuir experiência com palestras em diversas Universidades Brasileiras sobre hábitos de pessoas altamente eficazes. “O palestrante explorou algumas técnicas, destacou dicas dentre as quais, de memória que, segundo ele, auxilia na oratória. Mas, o mais importante, de acordo com Mantovani, é tratar o assunto apresentado com tranquilidade, como se fosse uma conversa, pois assim o foco do assunto não se perde”, conta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12155-para-ser-pesquisador-e-necessario-possuir-or.html
Tags: UNISAGRADO, Evento, Oratória voltada para a pesquisa, Comunicação, Pesquisa


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro