Estudante do curso de Teatro tem projeto teatral aprovado no Festival Viva a Cultura FEPAC

Jussara Aparecida Vicente escreveu, produziu e atuou na cena "Eu, partida"

A estudante do curso de Teatro do UNISAGRADO, Jussara Aparecida Vicente, desenvolveu o projeto teatral "Eu, partida" inspirado em sua pesquisa de Iniciação Científica e em trabalhos pessoais desenvolvidos anteriormente.  O projeto foi escrito e produzido pela estudante, que também atuou na cena e aborda o teatro gestual e a temática da violência contra a mulher. A cena foi aprovada no Festival Viva a Cultura do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (FEPAC) da Secretaria de Cultura de Bauru.

O trabalho foi construído no início da pandemia da COVID-19, situação que agravou a fome, desemprego e incitou o aumento de discussões com temáticas sociais, e que evidenciou, também, a violência doméstica em forma de denúncia do aumento dos casos de feminicídio. Por conta deste contexto, a estudante escolheu tratar a temática em sua cena, além de que já estar trabalhando com ela em uma pesquisa. "Eu já estava começando a estudar sobre o feminino e de repente minha pesquisa começou a ir para esse lugar, achei importante através da minha expressão artística falar sobre esse tema, sobre o assunto, sinto uma urgência cada vez maior de falar sobre isso", declara.

A cena retrata de maneira envolvente e sensível a história de uma mulher que está em busca de se reencontrar e reconstruir após passar pela experiência de um relacionamento abusivo. Vicente desenvolveu este trabalho solo por conta da pandemia, e relata que apesar das dificuldades encontradas, foi prazeroso realizar esse projeto. "É difícil, bate uma insegurança às vezes, tem hora que eu sentia a necessidade de um olhar de fora, mas estava no meu melhor momento, querendo experimentar várias coisas, então aproveitei. Foi prazeroso, apesar das dificuldades, e num momento crucial chamei minha amiga Tábatta Iori pra fazer a orientação cênica e dar uma olhada no que já tinha produzido, eu enviava os vídeos da cena para ela e dessa forma me dava um retorno, mesmo que distante.", conta.

Para a estudante, os projetos e festivais são muito importantes para motivar e inspirar os artistas que estão sendo diretamente prejudicados por conta da pandemia do coronavírus."São respiros para nós artistas, dentro de uma área tão desvalorizada no nosso país, onde se enfrenta tantas dificuldades ao longo do caminho, que nos levam para uma quase desistência, principalmente agora na pandemia. Mas, resistir e reexistir são as palavras de ordem, e estamos buscando alternativas de sobrevivência através da nossa arte, é importante se inspirar em outros(as) artistas que estão na luta também, resistindo bravamente com seus trabalhos, sua expressividade, ainda que no formato online.", destaca.

Confira a cena "Eu, partida" na íntegra clicando aqui.

Dramaturgia, direção, produção e atuação: Jussara Vicente

Orientação Cênica:Tábatta Iori

Edição: Marcelo Pinho

Técnico de Luz: Thiago Neves