Estudante do UNISAGRADO apresenta artigo sobre Moda inclusiva em Congresso

Henrique Gil Arnoni participou juntamente com sua orientadora Dra. Mariana Menin Gazola do XX Congresso Brasileiro de Ergonomia – ABERGO 2020

O egresso do curso de Design e estudante de Artes do UNISAGRADO Henrique Gil Arnoni e sua orientadora Prof.ª Dra. Mariana Menin Gazola participaram da XX Edição do Congresso Brasileiro de Ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO 2020), realizado de 23 a 27 de novembro de 2020, pela primeira vez no formato virtual. No dia 25, o artigo de autoria dos pesquisadores intitulado "Projeto de Design de Moda Inclusiva: Desenvolvimento de Peça de Roupa Social Feminina para Pessoas com Paraplegia" foi apresentado por Arnoni.

O artigo é baseado nas pesquisas desenvolvidas pela dupla na Iniciação Científica (IC) e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de 2019 e aborda a Paraplegia, explicando sua definição e as dificuldades apresentadas por indivíduos com essa necessidade especial no que diz respeito, principalmente, no ato de vestir-se. A partir de ferramentas como Antropometria, Design Ergonômico, Design de Moda e com base em metodologia de Design foi desenvolvida uma coleção de roupas sociais femininas para pessoas paraplégicas, que, atendam satisfatoriamente as necessidades desses indivíduos com conforto, estilo e sofisticação.

O interesse pela produção científica e carreira acadêmica surgiu para o estudante no primeiro ano da graduação em Design, quando já iniciou um projeto de Iniciação Científica com Gazola. "Abordei a Professora Mariana e comentei que gostaria de  seguir a carreira acadêmica e de escrever um projeto de IC, então perguntei se ela poderia ser a minha orientadora. A partir daí, foi uma parceria que desenvolvemos e que orgulhosamente mantenho até hoje. Ela foi e é uma das pessoas do mundo acadêmico que mais me incentivou e incentiva, tanto que estou cursando a minha segunda graduação e estamos com mais um projeto de Iniciação Científica muito bacana", conta.

Gazola acredita que a moda inclusiva é um tema que precisa de mais atenção da sociedade, comunidade acadêmica e também do mercado. "Ao desenvolver a pesquisa percebemos a pouca quantidade de informações que temos sobre o assunto. Portanto, é um tema que precisa ganhar uma maior visibilidade, sendo necessário provocar questionamentos para que a indústria, o mercado e a área acadêmica percebam a necessidade desse público em especifico.", aponta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11195-estudante-do-unisagrado-apresenta-artigo-sob.html
Tags: UNISAGRADO, Design, Egresso, Moda, Inclusão, Paraplegia