Docente do UNISAGRADO apresenta trabalho em congresso internacional

A Profa. Dra. Leila Felipini apresentou sua pesquisa remotamente no "10th European Society for Swallowing Disorders Congress"

No dia 30 de setembro, a docente do UNISAGRADO Dra. Leila Maria Gumushian Felipini apresentou um trabalho de pesquisa no congresso "10th European Society for Swallowing Disorders Congress". Intitulada "Translation and cross-cultural adaptation into Brazilian Portuguese of the SWAL-QOL and SWAL-CARE questionnaires for the elderly with neurogenic oropharyngeal dysphagia", a pesquisa teve como proposta a tradução e a adaptação transcultural para o português do Brasil de dois questionários de qualidade de vida em disfagia, ou seja, dificuldade de deglutição, tendo como público-alvo idosos com disfagia orofaríngea neurogênica.

A docente, que desenvolveu o trabalho durante sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Odontologia de Bauru, FOB-USP, conta que seu objetivo em participar do congresso foi apresentar a versão dos questionários em língua portuguesa do Brasil para os profissionais fonoaudiólogos da European Society of Swallowing Disorders. "Os dois questionários foram desenvolvidos originalmente em língua inglesa, assim como a grande maioria dos instrumentos de avaliação desenvolvida até o momento na área da saúde. Desta forma, precisaram ser traduzidos e adaptados culturalmente para serem utilizados com idosos com disfagia orofaríngea neurogênica no Brasil, público alvo da Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP, onde realizei meu doutorado.", destaca.

Felipini também ressalta a importância de sua pesquisa e da tradução e adaptação dos questionários, explicando a diferença entre cada um deles. "O questionário SWAL-QOL possibilita mensurar a qualidade de vida dos pacientes com disfagia. Esse questionário é de relevância significativa uma vez que mensura a melhora da qualidade de vida do paciente quanto a aspectos relacionados à deglutição. Já o questionário SWAL-CARE visa conhecer a qualidade dos cuidados com a deglutição e a satisfação do paciente em relação às orientações recebidas dos fonoaudiólogos. Esses questionários possuem versões em vários idiomas e são utilizados por fonoaudiólogos ao redor do mundo.", pontua.

A doutora comenta a importância de se manter atualizada e destaca como a participação em eventos científicos pode influenciar positivamente na docência e no processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, Felipini também conta que cursar um doutorado expande a visão e a prática de pesquisa, influenciando diretamente nas orientações de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). "O estudo deve ser uma constante na vida do professor e a participação em eventos científicos proporciona oportunidades de troca de conhecimento e momentos de atualização que são extremamente relevantes para a prática docente.", conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10866-docente-do-unisagrado-apresenta-trabalho-em-.html
Tags: UNISAGRADO, Congresso Internacional, Pesquisa, Trabalho