Facebook Pixel Fallback

Projeto Rondon Operação Portal do Sol

Estudantes retornaram de Bananeiras (PB) com a bagagem cheia de aprendizados além da sala de aula, alegrias, superações e sentimento de missão cumprida



Oito estudantes e dois professores da Universidade Sagrado Coração participaram, de 23 de janeiro a 9 de fevereiro, do Projeto Rondon – Operação Portal do Sol, no município de Bananeiras (PB). Durante este período viveram dias de alegrias, dificuldades, contato com uma cultura diferente e o sentimento de missão cumprida, pois trabalharam em prol de uma sociedade mais justa e humana.

O Projeto Rondon foi criado em 1967, desativado em 1989 e voltou à ativa com novos objetivos e estruturação em 2005. É coordenado pelo Ministério da Defesa. Desde então, é muito bem reconhecido e cada vez mais consolidado no Brasil, na medida em que sensibiliza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel como protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

A equipe usqueana foi composta pelos estudantes Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Halafattii (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Mata Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia). O grupo foi acompanhado dos professores M.e .Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História e M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.

As atividades rondonistas, desenvolvidas em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santiago no Rio Grande do Sul, foram nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento de comunidades carentes e, também, contribuir para a formação do universitário como cidadão.

Para a futura jornalista Beatriz, participar do projeto foi uma experiência única e satisfatória.  “A principal satisfação é ouvir, das pessoas que participaram das atividades, que aquilo a incentivou a se aprofundar no assunto, era perceber que eles estavam envolvidos nas atividades, era ver a participação deles em cada momento”, comenta.

Já a estudante do curso de Psicologia, Marília Silveira Cardoso, pontua algumas dificuldades encontradas, que foram “tiradas de letra” pela equipe de rondonistas. “Como diz o ditado: ?Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé?. Podemos dizer que a Operação Portal do Sol foi assim, pois haviam comunidades rurais mais distantes do centro da cidade e fomos até eles, tivemos que nos adequar a essa nova situação ao chegar na cidade”, diz.

O Projeto Rondon ainda deixou marcas que jamais serão apagadas das memórias dos estudantes e professores. “Participar do Projeto Rondon é uma experiência de louvor, luz, alegria, emoção, muita amizade, responsabilidade, dificuldade, é uma viagem de conhecimento de trocas, de saberes, cultura diferente, valorização da água, do lar, da família e o papel do profissional como professor extensionista. Conhecer o litoral, o brejo e o sertão da Paraíba foi inesquecível, ainda mais com  a missão de promover o desenvolvimento educacional e social de uma comunidade carente e contribuir para a formação do universitário cidadão.É uma experiência e tanto”, completa a professora Evete.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/projeto-rondon-operacao-portal-sol



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro