Rafael Barbosa Carreira apresentou o fruto de sua Iniciação Científica em congresso. O trabalho tem como objetivo utilizar fontes alternativas de energia a custos acessíveis para comunidades de baixa renda
No dia 26 de abril, o Prof. Dr. Edilson Moura Pinto e o estudante Rafael Barbosa Carreira, de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração (USC), apresentaram o projeto “Micro geradores residenciais como válvulas redutoras de pressão em aproveitamento energético” no 2º Congresso de Pesquisas Ambientais (CPeA), em Itapetininga, SP.
O trabalho, que foi selecionado para ser apresentado na seção de Fabricação, Reciclagem e Impactos Ambientais, visa atender a uma demanda de produção de energia elétrica para pequenos condomínios e estabelecimentos comerciais. Ele destaca-se pelo fato de partir de fontes alternativas de geração de energia a custos acessíveis para comunidades de baixa renda, promovendo, assim, o melhor aproveitamento de energias desperdiçadas atualmente.
O projeto é resultado da Iniciação Científica do estudante, desenvolvida em parceria com membros do Grupo de Pesquisa EKOMAS e de um estabelecimento comercial de Bauru. Foi desenvolvido uma turbina geradora produzida com material alternativo, funcionando como uma válvula redutora de pressão e um micro gerador projetado, montado e instalado em duas seções hidráulicas. Além disso, ele promove o aproveitamento energético da pressão excessiva nas tubulações de água fria.
O custo total de produção da turbina proposta com materiais alternativos resultou em 20% do custo de uma turbina em materiais convencionais.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.