Dra. Juliana Garcia de Oliveira e Dr. Lucas Trevizani Rasmussen participaram, recentemente, de um evento internacional em Roma, na Itália, e representaram a Universidade com suas importantes pesquisas
Entre os dias 11 e 14 de setembro, os professores Juliana Garcia de Oliveira e Lucas Trevizani Rasmussen estiveram em Roma, na Itália, para participar do evento “27th Internacional Workshop on Helicobacter & Microbiota in Inflammation & Cancer” (“Workshop Internacional de Helicobacter e Microbiota na Inflamação e Câncer”), organizado pelo European Helicobacter Study Group (Grupo Europeu de estudo em Helicobacter).
O evento foi realizado na Universidade Del Sacro Cuore e reuniu grandes pesquisadores da área de doenças gástricas e infecção pela bactéria Helicobacter pylori. A palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Barry Marshal, ganhador do “Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina” de 2005, pelo estudo que prova o envolvimento da bactéria Helicobacter pylori como causa da úlcera péptica.
Juliana Garcia de Oliveira, da Pós-Graduação da USC, apresentou o trabalho intitulado “TLR2 genetic polymorphism on the risk of Helicobacter pylori infection in dyspeptic Brazilian patients” (“Polimorfismos Genéticos do receptor TLR2 no risco da infecção pela Helicobacter pylori em pacientes dispépticos brasileiros”), desenvolvido com apoio de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. O trabalho, que contou com a colaboração das estudantes do curso de Biomedicina da Universidade, Pamela Martinez, Giovana Bovolini e Manoela Susi, do técnico Wilson Orcini e do Prof. Dr. Spencer Payão, evidencia a associação destes receptores de reconhecimento da bactéria a doenças do estômago.
Lucas Trevizani Rasmussen, da Pós-Graduação da USC, mostrou sua contribuição para o tema com o trabalho “Virulence markers of H. pylori and TNF-alpha polymorphism (G-308A) in Brazilian patients” (“Marcadores de Virulência do Helicobacter pylori e o Polimorfismo do gene TFN-alpha em pacientes Brasileiros”), também vinculado à FAPESP. O trabalho, que contou com a colaboração da Faculdade de Medicina de Marília e da Universidade Federal de São Paulo, foi desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular da USC pelo grupo de pesquisa, composto pelos pesquisadores: estudantes da USC Luanna Zabaglia, Mariane Ferraz e Weendelly Pereira, técnico Wilson Orcini e Dr. Spencer Payão, e destaca o envolvimento dos principais fatores de virulência do Helicobacter pylori como causa das doenças gástricas.
Juntos, os dois professores também realizam um trabalho de coleta de amostras de biópsias gástricas no setor de endoscopia do Hospital Estadual de Bauru para avaliar fatores genéticos associados à maior predisposição à infecção pelo Helicobacter pylori e doenças como gastrite, úlceras e câncer gástrico.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.