Professor e pós-doutorando da USC descobrem nova espécie de caranguejo no Ceará

A espécie, descoberta pelo Dr. William Santana e o pós- doutorando Allysson Pontes Pinheiro, já sofre ameaça de extinção, devido ao grau de alterações causadas pelo homem no ambiente

A nova espécie tem o nome de Kingsleya attenboroughi, em homenagem ao grande divulgador da ciência Sir. David Attenborough.

O Prof. Dr. William  Santana, da pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração (USC), acaba de descobrir uma nova espécie de caranguejo no território do Geopark Araripe, localizado no Ceará. A descoberta é resultado de um ano e meio de pesquisa do pós-doutorando Allysson Pontes Pinheiro, do programa de Ciência e Tecnologia Ambiental, que trabalha com a diversidade de crustáceos da Chapada do Araripe (CE).

A nova espécie tem o nome de Kingsleya attenboroughi, em homenagem ao grande divulgador da ciência Sir. David Attenborough, que completa 90 anos em  2016, considerado o padrinho do Soldadinho- do- Araripe (espécie de ave endêmica). Foi descoberta em um local que provavelmente já está em perigo de extinção, devido ao alto grau de alterações causadas pelo homem no ambiente. “Ela é encontrada em riachos muito próximos ao distrito de Arajara, no Ceará, com muitos currais e pequenas áreas de plantação que poluem estes riachos”, comenta o professor.

Santana ainda pontua que a descoberta da espécie tem uma relevância muito grande para a sociedade, uma vez que já está ameaçada de extinção. “A descoberta demonstra como não conhecemos quase nada, inclusive de habitats que estão muito próximos das pessoas e das cidades. Além disso, é uma reflexão sobre como maltratamos nossos ambientes e colocamos em risco a natureza”, frisa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professor-e-pos-doutorando-da-usc-descobrem-nova-especie-de-caranguejo-no-ceara