O Dr.William Santana publicou resultados do seu projeto, que tem o objetivo de avaliar a biodiversidade de caranguejos da família Majoidea e seus padrões de distribuição no Oceano Atlântico, tendo o Brasil como principal foco
O Prof. Dr. William Santana da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Sagrado Coração (USC), teve seu projeto “BIOTA/FAPESP - Biodiversidade e padrões de endemismo de Majoidea (Crustacea, Decapoda, Brachyura) no Brasil” publicado, recentemente, na Science of Amazon (Ciência da Amazônia), que trata da divulgação internacional dos projetos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e que contemplam a região amazônica.
De acordo com William, o projeto tem o objetivo de avaliar a biodiversidade de caranguejos da família Majoidea e seus padrões de distribuição no Oceano Atlântico, tendo o Brasil como principal foco. “Caranguejos da família Majoidea formam um grupo comumente conhecido como caranguejos-aranha e são muito importantes na manutenção e conservação de ambientes recifais. A região amazônica apresenta poucos trabalhos relacionados com este grupo e muitas espécies são desconhecidas para a região, por isso o meu foco é tentar entender se realmente há uma separação entre as espécies do Caribe e Atlântico Sul na região norte do país, por barreiras biogeográficas (Delta do Amazonas), por meio de análises comparativas de material proveniente destas duas regiões”, comenta.
O detalhamento do projeto foi apresentado em um simpósio realizad,o em outubro, pela FAPESP em Washington - DC, em parceria com o United States Departament of Energy Office of Science. O evento contou com a presença do secretário de energia dos Estados Unidos (U.S. Secretary of Energy) Ernest Moniz além do Diretor Científico da FAPESP, Carlos H. Brito Cruz, entre outros cientistas de ambos países. A publicação gerada pelo evento está disponível para download no link http://fapesp.br/publicacoes/science_of_the_amazon.pdf.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.