O artigo foi publicado na revista Genetics and Molecular Research e aborda uma nova metodologia de extração de DNA em plantas
O Prof. Dr. Marcos Siqueira, ligado à Graduação, Pós-Graduação e à Central de Laboratórios de Pesquisa, Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Sagrado Coração (USC) publicou, recentemente, o artigo intitulado “A modified acidic approach for DNA extraction from plant species containing high levels of secondary metabolites” (Um protocolo ácido-modificado de extração de DNA para espécies de plantas contendo altos níveis de metabolitos secundários) em uma importante revista na área de genética, a Genetics and Molecular Research.
O professor foi co-autor deste estudo que teve o objetivo de aperfeiçoar a questão da toxicidade com a qualidade das amostras de DNA. Os pesquisadores usaram uma espécie arbórea como referência e testaram em outras espécies bastante distintas, no sentido de verificar se a metodologia era funcional para diferentes grupos de plantas. “O trabalho contribui como alternativa para as metodologias de extração mais conhecidas, já que muitos protocolos são realizados com base em reagentes nocivos à saúde”, comenta.
De acordo com o professor, o isolamento de DNA de plantas é uma etapa importante na análise da estrutura e organização do genoma (toda informação genética de um organismo) e de como as populações de plantas estão estruturadas no espaço. “Um dos passos chave na análise genética de populações de plantas é o isolamento e a purificação de quantidades suficientes de DNA de boa qualidade, ou seja, o DNA obtido deve estar íntegro, livre de impurezas e ser passível de amplificação (a amplificação torna-se necessária para “aumentarmos” a quantidade de DNA para os estudos subsequentes)”, comenta.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.