O projeto envolve óperas executadas no Brasil durante o Antigo Regime (século 18)
Na noite de ontem (30), a Universidade Sagrado Coração (USC) recebeu a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) com o espetáculo “Ópera no Brasil Colonial” no Teatro Veritas.
“Ópera no Brasil Colonial” é um projeto que envolve óperas executadas no Brasil durante o Antigo Regime (século 18). A partitura delas provém principalmente do acervo do Paço Ducal de Vila Viçosa, em Portugal, e em muitas de suas páginas se identificam nomes de artistas atuantes no Brasil e mãos brasileiras que as copiaram.
As óperas são textos originais ou traduções portuguesas de autores renomados, como Antônio José da Silva, o Judeu; Nicolau Luiz; Antônio Nascentes Pinto; Pietro Metastasio; Carlo Goldoni, dentre outros. Entre os compositores, encontra-se música de Antônio Teixeira, Pedro Avondano, Antonio Leal Moreira, Pietro Guglielmi, Christophe W.Gluck, Niccolo Jommelli e David Perez, além de muitos outros que compunham o mesmo contexto e, até, anônimos.
Para reviver esse processo, a OBA percorre dois roteiros em movimento de retorno às origens da fundação do Brasil. “Do Nordeste litorâneo ao sertão da Amazônia” envolveu as cidades do Norte e Nordeste do Brasil enquanto “O caminho do ouro e das especiarias, do Rio ao planalto”, para as regiões sudeste e sul brasileira, espetáculo que foi apresentado na USC.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.