Gerente de Operações da USC recebe título do Vaticano

Marcello Zanluchi foi nomeado Cavaleiro da Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém

No dia 17 de outubro foi celebrada na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), missa solene de investidura na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém. Entre os novos integrantes escolhidos pelo Vaticano estava Marcello Zanluchi, Gerente de Operações da Universidade do Sagrado Coração (USC).“É uma distinção que me coloca a serviço da defesa da fé católica, na fidelidade ao Papa e no cuidado com os lugares sagrados. Não sei se mereço, mas a um convite do Sumo Pontífice e da Igreja não se diz não”, comentou Marcello.

A Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, uma das mais importantes e antigas instituições da Igreja Católica, foi fundada há cerca de 900 anos, durante a Primeira Cruzada, pelo militar francês Godofredo de Bulhões. A função de seus membros é fazer a guarda de honra do túmulo de Cristo, em Jerusalém, lugar onde Jesus foi sepultado após sua crucificação, assistir a Igreja na Terra Santa, estimular a prática da vida cristã no mundo, através do testemunho de fé e de solidariedade. Para Marcello, entrar para a Ordem é também “assumir, para a vida, o compromisso de Testemunho de Fé, a prática da vida cristã exemplar e trabalho de caridade continuamente para o apoio das comunidades cristãs da Terra Santa, já que a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, além de sua preocupação com os Lugares Santos, sustenta e ajuda as obras religiosas, beneficentes, culturais e sociais e instituições da Igreja Católica na Terra Santa, particularmente aquelas do Patriarcado Latino de Jerusalém com a qual a Ordem mantém laços históricos e tradicionais”.

Marcello Zanluchi, de 34 anos, recebeu o título na classe de cavaleiro, segundo determina a bula assinada pelo cardeal Edwin Frederik O?Brien, grão-mestre da ordem. Além do decreto de nomeação, ele recebeu das mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, a cruz de cavaleiro e a capa branca ornamentada com a grande cruz de Jerusalém, como insígnias que deve portar nas cerimônias oficiais.

Mais sobre Marcello

Marcello Zanluchi é formado em Jornalismo, pela USC, mestre e doutorando em Comunicação Social, atuando como pesquisador da interface entre o catolicismo e os processos comunicativos. Em 2013, atuou na função de Assessor de Comunicação e Representante da Sala de Imprensa da Santa Sé para a Viagem Apostólica de Sua Santidade Francisco ao Brasil. No ano de 2014, a convite da Sala de Imprensa da Santa Sé, trabalhou junto ao Media Center, montado na Sala Paulo VI, das celebrações pascais e para as canonizações de São João Paulo II e São João XXIII. Em trabalhos com a Santa Sé, acrescenta-se um período, no ano de 2004, em que atuou como estagiário da Rádio Vaticano e, em 2008, como convidado para o congresso organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que abordou a missão e identidade das rádios católicas no mundo.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/gerente-de-operacoes-da-usc-recebe-titulo-do-vaticano