Estudo de professor da USC alerta sobre bactéria perigosa

O professor e pesquisador da USC, Dr. Paulo Henrique Weckwerth, e pesquisadores da Miami University alertam para casos de otites crônicas causadas por Pseudomonas em artigo publicado em uma das revistas internacionais mais lidas do mundo, para a área

Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

O Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth, do Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Oral, da Universidade do Sagrado Coração (USC), é coautor de um artigo recém publicado que promete ser o alerta e o primeiro passo em estudos com as bactérias Pseudomonas, principais causadoras de infecções graves como as otites crônicas.  A publicação é fruto de uma parceria entre a USC e a Miller School of Medicine da Miami University (Escola de Medicina da Faculdade de Miami), tendo como autor o Otorrinolaringologista Rahul Mittal e os coautores Christopher V. Lisi, Hansi Kumari, M´hamed Grati, Patricia Blackwelder, Denise Yan, Chaitanya Jain, Kalai Mathee, professor Paulo e Xue Z. Liu.

A parceria iniciou com o reconhecimento das publicações de nível internacional de Weckwerth, envolvendo as Pseudomonas, que sempre foram seu objeto de estudo e pesquisa. “Recebi o contato do Rahul Mittal me convidando para participar do estudo, enviando as bactérias in vitro para testes em Miami”, conta o professor.

Após esta etapa, os pesquisadores em Miami iniciaram o processo de testes com as Pseudonomas e os macrófagos (células de defesa do organismo), com a finalidade de mostrar como reagem ambos em um indivíduo comprometido com otite média crônica, quando a infecção se instala próxima ao tímpano.

Com o processo, foi possível analisar que as bactérias estão cada vez mais fortalecidas e sendo capazes de se reproduzir no interior das células de defesa. “O macrófago tenta combater as bactérias, mas elas conseguem matar essas células ao se reproduzirem no seu interior. Elas também tornaram-se resistentes para maioria dos antibióticos de uso clínico”, ressalta Paulo.

Neste sentido, o estudo vem como um grande alerta, principalmente para a sociedade médica, pois deixa claro o tipo de bactéria que o profissional poderá encontrar em casos de otite média crônica. “O estudo mostra o quanto esta bactéria é agressiva e precisa de atenção e tratamento correto, pois o processo infeccioso pode aumentar e gerar outros problemas, como perda da audição ou tumores chamados colesteatoma no ouvido”, diz o professor.

Com esta publicação, autor e coautores pretendem continuar os estudos deste modelo de infecção, agora testando outras bactérias patogênicas como o Staphylococcus. “Com a parceria entre a USC e a Miami University, nossa intenção é continuar a entender o comportamento agressivo desses micro-organismos que podem causar otite”, completa.

Publicação

No mês de novembro o artigo foi publicado na revista científica Frontiers in Microbiology classificada como Qualis A1, com fator de impacto 5,165, dados que mostram, para a comunidade científica, que a publicação tem alto grau de importância. A revista é uma das mais lidas no mundo, para a área.  “Com uma semana de publicação, o nosso artigo já tinha sido lido mais de 600 vezes”, comemora Weckwerth.

A Frontiers in Microbiology é disponível para todos os interessados e pode ser consultada gratuitamente AQUI!

O artigo de coautoria do professor Paulo também pode ser consultado CLICANDO AQUI!

Sobre as pseudomonas

As Pseudomonas são bactérias que causam graves infecções, sendo muito comum nas infecções hospitalares. É a principal causadora de otites médias crônicas e otites externas e, também, outras infecções, como no aparelho respiratório, urinário, infecções em queimaduras e, até, sanguíneas.

Podem ser encontradas com frequência em ambientes hospitalares e águas termais. Agride, principalmente, indivíduos que estão com baixa imunidade.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudo-de-professor-da-usc-alerta-sobre-bacteria-perigosa