A visita foi para conhecer os laboratórios de pesquisa do Departamento de Ciências Florestais e do Departamento de Ciência do Solo
Recentemente, estudantes da Universidade Sagrado Coração (USC) foram recebidas pela Prof.ª Dra. Magali Ribeiro da Silva, Engenheira Florestal especializada em “Implantação de povoamentos florestais e produção de mudas” na UNESP de Botucatu, campus do Lajeado. Camila Marquesin Soares, Izabella Olher, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Bruna Morgado,do curso de Ciências Biológicas, acompanhadas dos professores Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira e Dr. Thomaz Figueiredo Lobo conheceram o jardim clonal de eucalipto, bem como o laboratório de análises físicas de substrato localizado no Departamento de Ciências Florestais. As análises físicas de substrato usados no desenvolvimento de mudas nativas farão parte do projeto de Iniciação Científica desenvolvidos dentro do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) e o Viveiro Mudas Brasil.
O grupo conheceu os laboratórios do Departamento de Ciências do Solo acompanhadas do técnico José Carlos Coelho que explicou os processos de análises físicas e químicas de substratos e folhagem, os tipos de solos e equipamentos utilizados, os quais também serão desenvolvidos no projeto das estudantes. Além de conhecerem esses departamentos, Camila, Izabella e bruna também visitaram alguns projetos de outros estudantes da Universidade.
A visita fez parte de uma parceria criada entre os professores da USC e a professora Magali para dar sequência as análises exigidas para o projeto “Balanço hídrico e análise de substrato para a produção de espécies arbóreas nativas com fins comerciais” que está sendo desenvolvido no Viveiro Mudas Brasil em Bauru. O objetivo deste experimento, como explica o Prof. Dr. Marcos Siqueira, é avaliar o efeito do substrato com lodo de esgoto compostado em espécie arbóreas nativas, avaliando o desenvolvimento das mudas, qualidade, nutrição e os teores finais no substrato. “Sendo o primeiro projeto científico desenvolvido pelo Viveiro Mudas Brasil mostra que temos muito trabalho pela frente, mas estamos animados e acreditamos que teremos resultados num futuro próximo”, destaca.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.