Estudantes e egressa da USC concorrem a destaque nacional de Iniciação Científica em congresso

O 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica objetiva o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e a cultura

Rayza, Bianca, Samanta e Adham

Os estudantes Adham Felipe Marin de Jornalismo, Rayza Ramos Lorca Pereira de Arquitetura e Urbanismo, Bianca Ferdin Carnevale de Fisioterapia  e a egressa e jornalista Samantha Ravazzi, da Universidade do Sagrado Coração (USC), concorrem ao prêmio de destaque nacional com seus projetos de Iniciação Científica nas áreas de ciências sociais aplicadas, engenharias e arquitetura e ciências biológicas no 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC – SEMESP), que será realizado entre os dias 28 e 29 de novembro na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), localizada em Ribeirão Preto (SP). O evento é uma promoção pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) e apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos estudantes do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e a cultura.

Destaques no Jornalismo

Adham concorre, na categoria trabalho em andamento, com seu projeto “Eu, jornalista: o uso da primeira pessoa no discurso jornalístico contemporâneo”, no qual investiga a não recomendação no uso da primeira pessoa nas narrativas do jornalismo impresso diário. “Procurei dissociar essa relação, baseada no senso comum, de que o texto em terceira pessoa é mais objetivo do que o em primeira pessoa”, comenta. O trabalho ainda está em andamento e o estudante já colhe frutos de seu empenho. “Embora ele esteja ainda na fase inicial, eu já apresentei os resultados parciais por meio de artigos em duas regionais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), no Centro Oeste em Campo Grande e o Sudeste em Uberlândia”, diz.

A egressa Samanta Ravazzi leva um trabalho, realizado em 2014, que analisou edições de um jornal diário da cidade de Bauru, no que diz respeito à forma de escrita do texto. O projeto “O impacto da extinção da figura do revisor no jornalismo impresso diário: um estudo sobre o texto do Jornal da Cidade” é uma pesquisa sobre o importante papel que era exercido pelo revisor de texto dentro de um jornal. Além das análises, Samantha entrevistou jornalistas e revisores para compor seu trabalho. “Ser aprovada e receber a notícia que seu projeto pode ser um dos melhores na categoria trabalho concluído é um reconhecimento e incentivo, pois é a partir daí que vemos que podemos progredir”, comenta. O trabalho de Samantha também está concorrendo ao Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica, realizado pelo Intercom, cujo resultado sai no próximo mês.

Destaque na Arquitetura

A estudante Rayza Ramos Lorca Pereira concorre, na categoria engenharias e arquitetura, com seu projeto “Satisfação Residencial e Qualidade de Vida de moradores do Programa Minha Casa Minha Vida – Bauru/SP”. O trabalho foi realizado no conjunto habitacional Sant´Ana, no núcleo habitacional Mary Dota de Bauru (SP). “Investiguei a satisfação residencial dos moradores residentes no local, aplicando um questionário avaliativo de pós-ocupação, considerando a melhora no quesito habitação depois da implantação do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal”, comenta.

Destaque na Fisioterapia

Na área da saúde, Bianca Ferdin Carnevale, de Fisioterapia, concorre na categoria Ciências Biológicas com seu projeto “Impacto do programa de Fisioterapia Aquática Funcional em idosos hipertensos”. O estudo de Bianca teve a participação de 18 idosos hipertensos que foram alocados em dois grupos: grupo aquático (submetidos ao programa de fisioterapia aquática) e grupo controle (inativo). Foram avaliadas as medidas da pressão arterial, frequência cardíaca, antropometria, aplicação dos testes de caminhada de seis minutos (TC6), flexibilidade, teste de velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico e o questionário de qualidade de vida (WHOQOL-bref), nos momentos pré e pós intervenção aquática. O programa de fisioterapia aquática teve a duração de 16 semanas, realizado três vezes por semana, na Clínica de Fisioterapia da USC. Sobre participar do congresso, Bianca comenta que é uma honra. “Será uma experiência profissional e pessoal incrível. Estou muito ansiosa e espero que consiga apresentar com sucesso”, diz.

Mais talentos da USC!

Além dos estudantes que concorrem à premiação, mais sete projetos de Iniciação Científica foram aprovados e serão apresentados no CONIC. São eles:

Idosos ativos: um estudo sobre a qualidade de vida

Estudante: Rafaela Fioretto Manchini – Terapia Ocupacional

Efeito do treinamento funcional em parâmetros antropométricos, capacidade funcional e controle glicêmico de idosos diabéticos tipo 2

Estudante: Alessandro Domingues Heubel -Fisioterapia

Desenvolvimento de equipamento para análise do sinal da prece em indivíduos diabéticos

Estudante: Andrew Ramos Fontana -Engenharia de Computação

Reação tecidual após implante subcutâneo de um novo material composto por EVA (polietileno-co acetato de vinila) e amido para futuro uso como biomaterial

Estudante: Brenda Suelen Froes – Odontologia

Desenvolvimento, estudo da reação tecidual e atividade antimicrobiana de um novo biomaterial composto de carbopol e nanopatículas de prata

Estudante: Jéssica Mariana Bonete – Ciências Biológicas