Graduandos e pós-graduandos de Fisioterapia da USC apresentaram seus trabalhos no evento da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)
Estudantes da graduação em Fisioterapia e do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC) participaram do 9º Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (FMB), realizado entre os dias 18 e 20 de maio. Os estudantes da USC apresentaram seus trabalhos na forma de painel.
O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, cursos e diversos trabalhos científicos, que foram apresentados na forma de comunicação oral e painel, com o intuito de reunir diferentes profissionais das áreas de ciências da saúde para uma discussão interdisciplinar, visando à atualização técnico-científica e avaliação da excelência dos programas de pós-graduação.
Ao final do evento, o trabalho “Impacto da Fisioterapia Aquática na Capacidade Funcional em Idosos com hipertensão Arterial”, do mestrando Guilherme Eleutério Alcalde, recebeu Menção Honrosa.
Mais sobre os trabalhos da USC!
Confira os trabalhos usqueanos que foram apresentados durante o evento:
“Impacto da Fisioterapia Aquática na Capacidade Funcional em Idosos com hipertensão Arterial”
Autor: Guilherme Eleutério Alcalde
Co-autores: Lucas Eduardo Guimarães; Thais Fernanda Boscoa; Bianca Ferdin Carnavale; Bruna Pianna; Eduardo Aguilar Arca; Maria Amélia Ximenes Correia Lima; Alexandre Fiorelli.
Objetivo: verificar a influência de um programa de fisioterapia aquática na capacidade funcional em idosos com hipertensão. Participaram do estudo 26 idosos avaliados em dois momentos, pré e pós intervenção aquática. Todos foram submetidos ao teste funcional Time Up And Go (TUG), que consiste em levantar da cadeira, andar três metros, dar a volta e sentar novamente na cadeira. Após a avaliação, todos os voluntários foram submetidos ao programa de fisioterapia aquática. Conclui-se que o programa de intervenção aquática promoveu melhora da capacidade funcional em idosos com hipertensão.
“Programa de Fisioterapia Aquática na Capacidade Cardiorrespiratória, Glicemia e Qualidade de Vida em Idosos Adultos com Diabétes Mellitus Tipo 2: Estudo Piloto”
Autor: Thais Fernanda Bôscoa
Co-autores: Julia Moretto Moratelli; Bruna Pianna; Alexandre Daré de Almeida; Ana Carolina Fonseca; Guilherme Eleutério Alcalde; Mirella Regina Gonçalves; Eduardo Aguilar Arca.
Objetivo: verificar a influência do programa de fisioterapia aquática funcional na glicemia, pressão arterial, peso, altura, porcentagem de gordura, intensidade de dor e qualidade de vida de diabéticos. Participaram deste estudo diabéticos pertencentes à Associação dos Diabéticos de Bauru. O programa de fisioterapia aquática funcional teve duração de 16 semanas e dividido em duas etapas: condicionamento cardiovascular e exercícios funcionais. Promoveu aumento significativo na distância percorrida durante o TC6 (Teste de Caminhada de 6 minutos) e redução da glicemia dos diabéticos.
“Prevalência e Fatores Associados à Capacidade Funcional em Idosos: Estudo da Base Populacional
Autor: Jéssica de Cássia Ferreira
Co-autores: Andressa Falco; Maria Carolina de Souza Marques; Thiago Paulo Frascareli Bento; Caio Vitor dos Santos Genebra; Nicoly Machado Maciel; Alberto de Vitta.
Objetivo: verificar o nível de capacidade funcional de idosos de Bauru-SP e associar com variáveis demográficas, caracterização do trabalho, estilo de vida, morbidade referida e sintomas musculoesqueléticos. Resultados indicaram que a prevalência de incapacidade para Atividade de Vida Diária (tomar banho, se vestir, comer, ir ao banheiro, entre outros) foi de 18,0%; já para Atividades Instrumentais de Vida Diária (usar o telefone, fazer compras, lavar roupa, administrar seus medicamentos, entre outros) foi de 15,4%; e para AVD/AIVD foi de 27,5%.
“Prevalência de Incontinência Urinária e Fatores Associados em Trabalhadores do Sexo Feminino de um Frigorífero”
Autor: Maria Angélica Saqueti Fambrini
Co-autores: Amabily Caroline Zago; Elaine Priscila Garcia Silva; Beatriz Souza Harada; Alberto de Vitta; Marta Helena Souza de Conti; Gabriela Marini.
Objetivo: mostra que os profissionais de saúde podem definir estratégias para prevenir o aparecimento da incontinência urinária, realizando o tratamento adequado para esse problema que afeta diversas mulheres, principalmente aquelas que realizam atividades de carregar peso.
“Equações de Referências para o Teste de Caminhada Incremental (ISWT) em Mulheres Idosas”
Autor: Jaquelini Zucchi
Co-autores: Aline Neves Paez; Thais Fernanda Bôscoa; Maurício Jamami; Bruna Varanda Pessoa Santos.
Objetivo: avaliar a distância percorrida no TCCP (ISWT) por adultos/idosos aparentemente saudáveis da cidade de Bauru/SP e região e compará-la com as distâncias previstas por diversas equações disponíveis na literatura científica; e estabelecer uma nova equação de referência para o TCCP (ISWT) para a população brasileira.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.