Estudante de Jornalismo da USC participa de projeto de rádio do Ministério da Saúde

Will Araújo, do 3º ano, cursou a oficina do projeto “Nas ondas do rádio: A prevenção da violência contra crianças e adolescentes”

O estudante Will Araújo, do 3º ano de Jornalismo, participou no início de outubro da oficina "Projeto nas ondas do rádio: A prevenção da violência contra crianças e adolescentes", realizada pelo Ministério da Saúde, em Campinas.

Para participar, Will superou duas etapas de seleção: convite do advogado bauruense Cirineu Fedriz, militante na área das rádios comunitárias, e entrevista com representante do governo federal.

O fato de ter cursado disciplinas de radiojornalismo no curso de Jornalismo e atuado como locutor foram fundamentais para a aprovação no processo seletivo.

Foram convidados para participar deste projeto do Governo Federal advogados, médicos, professores, radialistas e jornalistas e estudantes universitários com atuação em rádio e radiodifusão comunitária.

A oficina do projeto foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro e teve como objetivo agregar novos atores sociais às redes de atenção integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência por meio da valorização do potencial da linguagem radiofônica na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz.

Em Campinas, o estudante participou de palestra e orientações com a radialista Mara Régia, da Rádio Nacional de Brasília, que apresenta o programa “Viva Maria”, há 33 anos no ar; da médica pediatra Rachel Niskier, da Fiocruz e Instituto Fernandes Figueira, entre outros palestrantes.

No evento, todos foram convidados a refletir sobre a temática da violência e produzirem peças radiofônicas, como vinhetas e spots. O material será editado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e distribuído para veiculação em emissoras de rádio de todo país, a fim de promover a cultura de paz.

Para Will, a atividade foi enriquecedora e muito produtiva. “Foi uma experiência muito importante, que vou levar para a vida. Ter tido aulas de rádio na USC foi fundamental para o melhor aproveitamento dessa oficina. Gostei muito de participar e de confirmar a importância do rádio como meio de comunicação. A popularidade do rádio se acentua na linguagem oral, que privilegia o fazer de outras atividades enquanto se escuta os programas radiofônicos, mantendo aguçadas as emoções, reflexão e criatividade dos ouvintes”, declarou o estudante.

Will Araújo (último à direita) com participantes da oficina

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudante-de-jornalismo-da-usc-participa-de-projeto-de-radio-do-ministerio-da-saude