Egresso do curso de Jornalismo da USC foi aprovado no Programa de Mestrado em Comunicação da UnB

Fernando Strongren, que concluiu a Graduação em Jornalismo no ano de 2013, conquistou a primeira colocação do processo seletivo em sua linha de pesquisa, intitulada “Jornalismo e Sociedade”

O estudante Fernando Strongren, egresso do curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Coração (USC), foi aprovado, recentemente, no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). O jovem conquistou o segundo lugar na colocação geral do processo seletivo e o primeiro lugar na linha de pesquisa “Jornalismo e Sociedade”.

O projeto de pesquisa de Fernando, intitulado “Uma greve e duas formas de se fazer jornalismo: uma análise sobre a práxis jornalística de A Plebe e O Estado de S. Paulo na Greve Geral de 1917”, será orientado pela Prof.ª Dra. Liliane Machado. O estudante pretende, por meio de seu projeto, analisar o modo pelo qual se desenvolvia todo o processo jornalístico de uma forma específica de fazer jornalismo – o jornalismo anarquista, que em sua pesquisa é representado pelo jornal “A Plebe”, um dos principais jornais anarquistas do Brasil, que foi publicado em São Paulo entre os anos de 1917 e 1951, desempenhando um papel bastante importante na cobertura dos fatos que envolveram a Greve Geral de 1917.

Além disso, o estudo de Fernando tem por objetivo destacar também os meios utilizados pelo jornal “O Estado de S. Paulo” para aplicar práticas do jornalismo moderno, como neutralidade e objetividade, na cobertura da mesma greve.

Quando questionado sobre a importância da USC em todo esse processo, Fernando reconhece o incentivo à pesquisa oferecido pela Instituição aos estudantes. “Desde o início, a USC me mostrou a importância do desenvolvimento de pesquisas para a área de Comunicação, não sendo, apenas, uma Instituição que forma profissionais para o mercado, mas que forma, também, profissionais preocupados em pensar a respeito de seus papeis na sociedade, refletindo sobre suas práticas. Professores do meu curso sempre me incentivaram – e ainda incentivam – muito na construção de minha carreira como pesquisador”, comenta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/egresso-curso-de-jornalismo-da-usc-foi-aprovado-programa-de-mestrado-em-comunicacao-da-unb