Facebook Pixel Fallback

As Cantatas de Bach - Editora da USC lança versão brasileira que apresenta as cantatas de J.S. Bach

A obra “As Cantatas de Bach”, do estudioso alemão Alfred Dürr, foi traduzida pelos doutores em língua alemã Claudia Sibylle Dornbusch e Stefano Paschoal, com revisão técnica do professor Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond, da USC



A EDUSC (Editora da Universidade do Sagrado Coração) lança, de forma inédita no Brasil, a tradução de mais de mil páginas em alemão do consagrado “As Cantatas de J.S. Bach”, de Alfred Dürr. A tradução foi feita pelos doutores em língua alemã Claudia Sibylle Dornbusch e Stefano Paschoal, com revisão técnica do Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond, professor do curso de Música da Universidade Sagrado Coração (USC).

A maioria das cantatas que compõe obra foi composta para uso no serviço religioso dos diversos eventos do ano litúrgico luterano. Em suas composições, o músico utilizou textos cantados ou recitados escritos por diferentes poetas, que adaptaram textos do antigo e novo testamento, com referências diretas ou indiretas à data celebrada. Dessa forma, Bach os compilava e musicava em função da necessidade litúrgica do dia. Isso acarretou que, às vezes, há mais de um autor, não sendo sempre possível determinar quem escreveu os textos (alguns podem ser de séculos anteriores). A criação de Bach no gênero ganhou fôlego a partir de 1723 quando se aprofundou em Leipzig, na Alemanha. No período, as cantatas de caráter sacro dominaram sua produção.

Segundo José Fernando Perez, autor do prefácio da obra, este não é um livro para a leitura linear. “Ele deve ser considerado como o vade mecum das cantatas de Bach”, analisa. “Para o amante da música será a leitura que lhe permitirá um entendimento melhor da obra para acompanhar a audição e lhe propiciar mais prazer. Para o especialista, será a referência indispensável na análise de cada uma das peças”, comenta.

As “Cantatas de Bach” contou ainda com o incessante apoio da coordenadora de projetos socioculturais e missionários do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), Prof.ª Dra. Irmã Elvira Milani, que assumiu a responsabilidade pelo projeto e o conduziu de forma obstinada e consistente, angariando fundos para a obra ganhar, finalmente, sua versão em português. Como a empreitada contou com inúmeros patrocinadores, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Para a editora da EDUSC, Prof.ª M.ª Valéria Biondo, a publicação da obra “As Cantatas de Bach” coloca a editora como uma das principais no ramo universitário no país, pela complexidade e importância que a obra de Bach significa para os estudiosos da área. “A publicação da obra ?As Cantatas de Bach?, do estudioso alemão Alfred Dürr, recoloca a EDUSC no nicho das grandes traduções, ponto forte da Editora, em grande parte de sua trajetória de quase 20 anos de produção e disseminação de conhecimento acadêmico”, completa.

Já a Reitora da USC e também membro do conselho editorial da obra, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, comemora o fato da publicação da obra ser um marco histórico para a cultura nacional, facilitando o acesso à cultura, história e música. “Com esta obra, a Universidade evidencia mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento cultural firmado pelo seu perfil comunitário, científico e social”, diz.

O lançamento

O lançamento oficial do livro “As Cantatas de Bach” foi realizado na noite desta quarta-feira (25) no Instituto Goethe em São Paulo. Na ocasião, os tradutores Claudia Dornbusch e Stefano Paschoal, Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond (revisor técnico/musical do livro) e Dr. Fernando Perez participaram de uma mesa-redonda que discutiu a obra.

Representando a USC, estiveram presentes na cerimônia a Prof.ª Dra. Rosa Maria Tolon, coordenadora do curso de Educação Musical, Milena Costa Balduíno, projetos socioculturais e Luciana Galhardo, Gerente de Comunicação.

Serviço

“As Cantatas de Bach” está disponível para a venda no site da Livraria Cultura ou na USC pelo telefone (14)2107-7012, no valor de R$:100.

Luciana Galhardo, Stéfano Paschoral, Rosa Tolon, Irmã Elvira Milani, José Fernando Perez, Milena Costa Balduíno, Marcos Virmond e Cláudia Dornbusch.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/editora-da-usc-lanca-versao-brasileira-que-apresenta-cantatas-de-j-s-bach



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro