Danças, exposição e regaste histórico e cultural marcaram o Dia do Índio na USC

As comemorações foram realizadas entre os dias 15 e 18 de abril pelo estudantes indígenas da Universidade

Entre os dias 15 e 18 de abril, os estudantes indígenas da Universidade Sagrado Coração (USC) realizaram atividades em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril). As festividades contaram com apresentação de danças, exposição de vestimentas e artefatos e resgate histórico e cultural dos povos indígenas.

As atividades marcaram o diálogo intercultural começando com os estudos na área de Design de Moda, realizado pela estudante indígena Valéria Érika da Silva Pereira, que viabilizou a aplicação dos conhecimentos específicos na disciplina “Vitrinismo”, ministrada pelo Prof. Esp. Odil Gonçalves Junior (Juba), com a necessidade dos estudantes indígenas dialogarem com os colegas não indígenas, especialmente neste mês de abril. O resultado foi a exposição no lobby do Teatro Veritas que contou com vestimentas e artefatos das culturas Terena e Guarani.

Já o estudante indígena do curso de História, Vanderson Lourenço e o estudante egresso Moisés contribuíram com informações históricas para que o diálogo intercultural tivesse a mediação dessa área do conhecimento. Além destas atividades, no dia 15 de abril, durante o intervalo das aulas, foram apresentadas danças indígenas.

Mais sobre o Programa de Extensão Terras Indígenas Araribá!

O programa, coordenado pelo Prof. Dr. Rinaldo Correr, teve início em 1996, por meio de um Convênio de Cooperação Técnico-Científico assinado entre a FUNAI, USC, Prefeitura de Avaí e as lideranças das aldeias. Desde seu início, são realizadas ações nas áreas de meio ambiente e educação e por ele são atendidas quatro comunidades: Kopenoty, Ekeruá, Nymuendajú e Teregua com um total aproximado de 600 índios.

O objetivo é desenvolver ações que permitam a fixação dos índios na aldeia, o resgate e fortalecimento do relacionamento familiar e o fornecimento de bolsas de estudos a alunos indígenas residentes na aldeia ou nas cidades da região, mas com descendência indígena comprovada pela FUNAI.

Dentro do Programa de Extensão há dois Projetos de Extensão: o Identidade Araribá, que concede bolsas de estudos para estudantes indígenas nos cursos de Graduação da USC; e o Relações Ambientais nas comunidades indígenas da Terra Araribá que tem o objetivo de “construir” uma identidade ambiental nas comunidades indígenas.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/dancas-exposicao-e-regaste-historico-e-cultural-marcaram-o-dia-indio-na-usc