Equipe vencedora defendeu a postura a favor do tema “A ciência se pauta na política?”
A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou entre os dias 13 e 17 de maio a 7ª edição do torneio de debates. O evento contou com a participação de 60 estudantes, divididos em doze equipes, cada uma orientada por um professor. A novidade dessa edição foi a participação de oito professores que se dividiram em duas equipes para um debate dos mestres. Ao total foram realizadas oito disputas que objetivaram oportunizar a leitura, compreensão e interpretação de textos de variados temas da contemporaneidade, assim como treinar a capacidade oratória e comunicativa dos participantes, além de promover a reflexão crítica.
Durante os cinco dias, as doze equipes foram divididas por debates, sendo dois debates por noite e com a participação de quatro equipes, exceto pelos dois últimos dias que contemplaram o debate das equipes de professores e o debate final, que manifestaram posturas contra e a favor das temáticas: educação domiciliar, inteligência artificial e profissões da atualidade, reforma da Previdência no Brasil, jogos digitais violentos, renda básica universal no Brasil, ditadura dos tratamentos estéticos, reparação histórica, e ciência e política.
Para a Prof.ª M.ª Valéria Biondo, responsável pelo Torneio, as temáticas escolhidas abordam questões pertinentes da atualidade e proporcionaram aos participantes, ouvintes ou debatedores, momentos de reflexão crítica e novos aprendizados. “Como as posturas são sorteadas, alguns participantes tiveram que defender pontos de vista diferentes de suas convicções pessoais sobre determinado tema, saindo da zona de conforto para examinar por outro ângulo, sendo assim, foi uma oportunidade de crescimento e aprendizagem ímpar no ambiente universitário. Além disso, como as equipes eram formadas por alunos de pelo menos dois cursos diferentes, o convívio interdisciplinar proporcionou uma visão muito mais abrangente sobre os temas debatidos, promovendo a empatia, a tolerância, a interpretação, o saber discutir construtivamente e o melhor discernimento. Com os debates, queríamos incentivar a proatividade, a sensibilização social e cultural, as capacidades que marcam a diferença num bom estudante e fazem dele um bom profissional e, consequentemente, um ser humano melhor”, ressaltou.
A equipe vencedora foi orientada pela professora do curso de Psicologia, Me. Ana Carla Vieira Ottoni e composta pelos estudantes Aléxia Rino Ferraz de Oliveira (Psicologia), Ariane Vieira de Souza (Psicologia), Jedaías de Lima Ferraz (Letras Português-Inglês), Renata Cardoso Di Donato (Psicologia) e Tamy Beatriz da Silva Picolo (Psicologia).
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