Para o trabalho final da disciplina “Cozinha Contemporânea”, a alemã Katrin Brehm ministrou aula de cozinha alemã aos estudantes, que criaram novos pratos com ingredientes brasileiros
Richtier Gonçalves, coordenador do curso de Gastronomia, e Katrin Brehm
No dia 16 de agosto, o curso de Gastronomia da Universidade do Sagrado Coração (USC) recebeu a alemã e pesquisadora em aspectos culturais gerais Katrin Brehm, para ministrar a aula de cozinha alemã na disciplina “Cozinha Contemporânea”. A aula foi dividida em dois momentos: uma exposição teórica, seguida da atividade prática, que consistiu na elaboração novos pratos a partir de receitas da culinária alemã, com ingredientes brasileiros. O objetivo da disciplina é ensinar as diversas técnicas modernas e pós-modernas da cozinha, sendo uma delas a cozinha de fusão – a união de ingredientes e técnicas de dois países para a criação de novos pratos.
Os pratos foram feitos a partir das receitas de Krautsalat (salada de repolho), Schnitzel (bife à milanesa alemão) e Strudel (massa folhada, recheada e assada). Para reproduzi-los, os estudantes tiveram que utilizar os mais variados ingredientes brasileiros, tais como goiaba, pasta de pequi, mandioca, caju, goiabada, açaí, maracujá, tucupi e paçoca.
Para Brehm, o uso correto dos temperos brasileiros e a dosagem de açúcar são os principais desafios da fusão da culinária alemã com a brasileira. “As principais dificuldades estão no uso dos temperos brasileiros, que são mais fortes que os alemães e, na sobremesa, é a quantidade de açúcar colocada. Na Alemanha, diferente do Brasil, os doces contém pouco açúcar”, explicou.
A alemã, que está no Brasil pela primeira vez, comenta sua passagem pela Universidade. "Foi a primeira vez que tive contato com estudantes universitários de outro país, estou muito feliz. A experiência foi ótima, as pessoas aqui são muito calorosas”, disse.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.