“Clélia Merloni: Diálogos sobre um itinerário de Santidade” será o tema abordado pela mestra e doutora em Filosofia e religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ)
No dia 19 de maio a Universidade do Sagrado Coração (USC) recebe a Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), para ministrar a palestra institucional “Clélia Merloni: Diálogos sobre um itinerário de Santidade” no 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE). O evento será realizado no campus da USC entre os dias 17 e 19 de maio e é uma realização da Universidade e da Sagrado – Rede de Educação.
Em vista do Ano Cleliano, em preparação à Beatificação de Madre Clélia Merloni, Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), a palestra refletirá sobre as etapas e a importância desse processo de Beatificação, bem como as suas implicações nos contextos da vida e da missão institucional aplicadas à educação. “Neste ano em que a Igreja a reconhece como Beata, isto é, modelo de heroicidade na Fé, na Esperança e na Caridade para toda a humanidade, queremos torná-la mais conhecida e amada”, disse Garcia.
Para falar das etapas e do processo de Beatificação, serão trabalhados temas como “O carisma fundacional – a aproximação histórica exige um estudo sincrônico e diacrônico”; “Clélia Merloni e a sua Comunidade nascida do AMOR: Apóstola como os Apóstolos - Apóstola do Amor e Apóstola da Reparação”; “Amar a história do Carisma - Passado como semente de futuro”; “Para que o Carisma permaneça vivo e atuante - seguir o método cleliano de ensinar com os fatos: as palavras esclarecem, comovem, mas são os exemplos que arrastam”, “Práticas rotineiras no início do Século XX que implicam qualidades exigidas ainda nos dias de hoje” e “As diferentes linguagens do coração - Educação é obra de Amor”.
Para Irmã Jacinta, eventos como o SILE destacam o valor das diferentes formas de linguagem na formação humana. “Nós da Sagrado – Rede de Educação, podemos repartir o grande tesouro que herdamos de Madre Clélia, Mestra em "aprender e ensinar" o caminho do Coração. No seu todo, o que apresento procura ser uma resposta aos grandes desafios de nosso tempo, reafirmando a ética dos valores, na busca de novos caminhos para enfrentar de modo construtivo, partindo da formação, e lembrando que é possível comunicar a misericórdia, se o nosso olhar privilegia as periferias humanas e se formos motivados por uma alegria capaz de atrair crianças e jovens”, concluiu.
Sobre Irmã Jacinta Turolo Garcia
Possui Graduação em Letras - Português Inglês e em Pedagogia (1987) pela Universidade do Sagrado Coração (1978 e 1979); Mestrado em Filosofia pela Pontificia Universidade Urbaniana, de Roma, Itália (1984); Doutorado em Filosofia na mesma Universidade, com revalidação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Em 2005-2006, participou do curso para a formação de Postuladores e Colaboradores, do Studium da Congregação Romana para a Causa dos Santos, passando a fazer parte da equipe que prosseguiu os trabalhos na Causa de Madre Clélia Merloni. De 2006 a 2008, cursou, na Pontificia Universidade Lateranense de Roma, em nível de Pós-Doutorado, disciplinas Filosóficas e participou do Grupo Internacional de Pesquisas, orientada por Angela Ales Bello. Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração; professora visitante da Universidade de São Paulo (USP) no Laboratório de Psicologia Clínica e participante do programa de Pesquisa filosófica do Centro Italiano de RICERCHE FENOMENOLOGICHE, em Roma, Itáilia, associado ao The World Phenomenology Institute; membro do Comitato Direttivo Area Internazionale di Ricerca su "Edith Stein STEIN nella filosofia contemporânea" da Pontifícia Universidade Lateranense, Roma. Tem diversas publicações em português e italiano tratando temas de Filosofia, Pedagogia e Teologia.
Sobre o Sile
O Sile tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 11 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais.
A programação do Sile conta também com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Júlio Furtado, idealizador do canal Sala dos Professores e autor de vários livros; Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; Mozart de Melo Alves Junior, que trabalha a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados; José Pacheco, português educador, pedagogo e crítico do sistema tradicional de ensino e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Serviço
O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone: (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.