O curso está entre os 50 melhores do país, entre as Instituições de Ensino Superior, de acordo com o indicador de qualidade do Inep
O curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC) está entre os 50 melhores do Brasil, ocupando a 35ª posição geral de acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Na avaliação, são analisados o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos e tem como base o desempenho dos estudantes no processo de formação acadêmica avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Se consideradas apenas Instituições de Ensino Superior Particulares, o resultado é ainda melhor: a USC ocupa o 26º lugar na classificação geral em nível nacional e o 13º entre as particulares do Estado de São Paulo. Orgulhosamente, na região de Bauru, tem a primeira colocação.
Para o coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Carlos Fachin, a posição que a USC ocupa neste cenário, é resultado do comprometimento e envolvimento diário do corpo docente nas atividades acadêmicas. “A posição é reflexo da qualidade do ensino e do alto nível de qualificação dos professores, que proporcionam experiências acadêmicas e profissionais importantes para a formação sólida dos nossos alunos”, disse.
Já o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Eduardo Arca, que por muitos anos coordenou o curso, enfatiza a importância do reconhecimento atual. “Este fato vem coroar o trabalho sério, dedicado e competente da equipe diretiva, professores, funcionários e principalmente dos nossos mais de mil estudantes de fisioterapia que formamos em 24 anos de história“, completou.
Tamiris de Cassia Oliva Langelli está no último ano do curso e compartilhou sua experiência na Universidade, pontuando alguns diferenciais na qualidade de infraestrutura e serviços oferecidos à comunidade. “Quando entrei na Universidade, fiquei encantada com a estrutura. Temos uma Clínica de Fisioterapia com piscina para Hidroterapia e equipamentos de ponta para desenvolver as atividades. Desde cedo, nós alunos temos a oportunidade de vivenciar a prática da área na Clínica e ter esse contato com o paciente, por ser aberta à comunidade”, disse. “Essa oportunidade de ter o contato direto com o paciente e não apenas com os outros alunos foi fundamental para o nosso crescimento profissional e mostra o caráter humanizador da formação que a USC oferece”, completou a estudante Stefani Caroline Sardinha. Já, a aluna Ana Carolina Fonseca, enxerga na formação humana e integral que a Universidade proporciona, um diferencial. “A Universidade nos forma não apenas como profissionais, mas como ser humano, com ética e responsabilidade”, pontua.
Mais sobre o curso
O curso de Fisioterapia é composto por salas de aulas climatizadas com projetores e computadores, laboratórios específicos para atividades práticas e pesquisas científicas, acervo completo na biblioteca, espaços e práticas que favorecem o processo de aprendizagem dos estudantes. A USC possui uma clínica de Fisioterapia com mais de 1.600 m² equipada com aparelhos fisioterapêuticos, na qual a comunidade de Bauru e região recebe tratamento gratuito, oferecido pelos estudantes do curso, com supervisão dos professores. O destaque do local é a piscina aquecida para tratamentos na água, sem impacto.
Dispõe de disciplinas, estágios, atividades de pesquisa e extensão que contribuem para a formação na área da Fisioterapia, que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas funcionais do organismo humano, causados, por exemplo, por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.