Professor há mais de 18 anos, o mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento marcará presença no segundo dia de evento para falar sobre a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados
Mozart de Melo Alves Júnior
“O uso das tecnologias na sala de aula: novo perfil de professores diante de uma geração de alunos conectados” é o tema da palestra de Mozart de Melo Alves Júnior no 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE), no dia 18 de maio. O evento será realizado no campus da Universidade do Sagrado Coração (USC) entre os dias 17 e 19 de maio e é uma realização da Universidade e da Sagrado – Rede de Educação. A palestra, além de possibilitar reflexão sobre o uso da tecnologia e das redes sociais digitais, apresentará práticas de sala de aula, permitindo a discussão construtiva das diferentes formas de vivenciar a educação.
Formado em Ciências da Computação, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas, Mozart é professor há mais de 18 anos. Atuou 15 anos em Centros Universitários, Programas de Pós-graduação na disciplina de engenharia de software e TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) e, atualmente, é coordenador do Núcleo de Robótica do Centro Universitário Cesmac e responsável pela formação continuada em Tecnologia da Educação – Gamification.
Por coordenar um núcleo de Robótica, onde são realizados projetos que integram tecnologia e saúde, educação e engenharias, e trabalhar com tecnologia da educação capacitando professores no uso de diversos softwares, o docente trabalhará em sua palestra temas como a evolução tecnológica da educação, o novo perfil do aluno, o uso das redes sociais digitais como aliada na educação e a aplicação das tecnologias na sala de aula. “Discutir essas temáticas nos dias atuais é muito importante para despertar os educadores para os avanços tecnológicos e deixar claro que a tecnologia não evoluiu apenas em nossa vida pessoal. Devemos pensar em como fazer o uso em nossas salas de aula, pois estamos vivendo um caminho sem volta em relação a tecnologia. Espero poder despertar no público um novo pensar para suas aulas”, disse.
Sobre o Sile
O Sile tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 11 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais. Para Mozart, eventos como esse apontam positivamente para o desenvolvimento da educação. “Simpósios como o Sile nos permitem acessar uma fonte rica de conhecimento e abre espaço para debates de novas abordagens e práticas em sala de aula. Precisamos debater sobre a educação para melhorar a formação dos professores, bem como a forma de pensar e agir em sala”, concluiu.
A programação do Sile conta com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Júlio Furtado, idealizador do canal Sala dos Professores e autor de vários livros; Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; José Pacheco, português educador, pedagogo e crítico do sistema tradicional de ensino; Miguel Gonzáles Arroyo, ex-secretário adjunto de educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordenou e implantou a proposta político-pedagógica "Escola Plural"; a Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-reitora da USC; e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Sile se consagra como o maior da área da educação no interior do estado. Como tema principal, trabalhará o cotidiano escolar, com suas teorias e práticas na perspectiva da BNCC, documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
Ainda dá tempo!
Para os pesquisadores, o evento recebe até 10 de abril trabalhos para serem publicados nos formatos de comunicação oral e pôster, com apresentação de pesquisa concluída, em andamento e relato de experiência, este último específico de práticas das escolas de Educação Básica. Os interessados poderão realizar a submissão em seis eixos temáticos, sendo eles: Práticas educativas, comunicação e tecnologia; Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas; Linguagem e literaturas nos processos educativos; O ensino das artes; Ambientes educativos e sociedade; Memória, cultura e poder e Educação e currículo. Os três melhores trabalhos serão premiados com Certificado de Honra ao Mérito.
Para participar como ouvinte, as inscrições estão abertas e são limitadas.
Serviço
O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.usc.br/sile2018. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone: (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.
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