Patrícia Souza de Lima, formada em 2017, se destaca no cenário literário com obra premiada e produção autoral
A egressa do curso de Letras do UNISAGRADO, Patrícia Souza de Lima, formada em 2017, alcançou destaque no cenário literário ao publicar dois livros e vencer o Prêmio Sesc de Literatura, uma das principais premiações do país.
Para a escritora, suas obras representam uma realização profunda. “Acho que a existência dos meus livros é minha maior realização de vida. São o que produzi de mais trabalhoso e genuíno. E vencer o Prêmio Sesc foi incrível! [...] Chorei muito quando recebi a notícia [...] foi uma grande conquista e quis compartilhá-la com todos que me ajudaram a chegar lá!”
Suas obras abordam temas como alteridade, subjetividade e questões sociais, dando visibilidade a histórias e personagens do cotidiano. “É um livro sobre pessoas comuns, mas com um olhar voltado à sua subjetividade [...] uma homenagem a esses corpos ‘menores’”, aponta.
O interesse pela escrita acompanha Patrícia desde antes da graduação, mas foi no UNISAGRADO que ela aprofundou seu repertório e encontrou novas possibilidades. “Auxiliou muito na produção de repertório em relação à literatura, permitindo que eu pudesse enxergá-la de forma mais ampla”, destacando também o incentivo de docentes ao longo da formação.
O caminho até a publicação não foi simples. Ainda assim, Patrícia ressalta as conquistas ao longo da trajetória. “A sensação de lançar um livro é maravilhosa [...], mas nada se compara ao júbilo de conhecer pessoas que foram tocadas e transformadas, de alguma forma, pelo seu livro.”
Atualmente, a egressa segue dedicada à escrita e trabalha em um novo romance. Aos estudantes, deixa um conselho: “Leia bastante [...] escreva e reescreva muito [...] e, sobretudo, encante-se com a língua.”
© 2026 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.