Facebook Pixel Fallback

Comemoração Dia da Consciência Negra 2025




O evento

A Semana da Consciência Negra celebra a força, a história e a contribuição do povo negro para a construção da nossa identidade cultural. Com o tema “Vozes Negras: Corpo, Cultura e Consciência”, o evento propõe reflexões sobre ancestralidade, resistência e futuro por meio de arte, diálogo e vivência. A abertura contará com uma homenagem a Zumbi dos Palmares e Dandara, símbolos da luta e da liberdade, seguida pela apresentação de uma escola de samba, que trará para o espaço a energia e a ancestralidade do samba — expressão viva da cultura negra e de suas raízes. Em seguida, a mesa-redonda “Mulheres Negras: Resistência, Ancestralidade e Futuro” reunirá três mulheres negras convidadas em um diálogo potente sobre trajetórias, saberes e perspectivas, fortalecendo a consciência coletiva e o protagonismo feminino negro.

Período

06 / Novembro / 2025

* Data limite para inscrições: 12/11/2025


Mais detalhes


Programação

Mesa-Redonda "Mulheres Negras: Resistência, Ancestralidade e Futuro"

Palestrantes: 

  • Maristela Bárbara Rodrigues de Lima: possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1995), complementação em Supervisão de Ensino pelo Instituto Educacional de Assis (2001) e Especialização pela UNESP - Bauru (2003). Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I e II) e Ensino Médio na rede municipal, estadual e particular entre março de 1986 e março de 2004. Ingressou como Supervisora de Ensino na Diretoria de Ensino - Região de Bauru em março de 2004 e desde então é responsável pela implementação da Educação Escolar Indígena das Aldeias Ekeruá, Nimuendaju, Kopenoti e Tereguá localizadas no município de Avaí. Ministra aulas em cursos de nível superior e palestras e participa de seminários e congressos sobre temas ligados às Relações Étnico-Raciais.
  • Sebastiana de Fátima Gomes: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (UNESP - Bauru) onde participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Ideologia na Zona Básica da Educação Urbana e Rural (GEPERU) - Unesp. Participa também do Núcleo Negro de Pesquisa e extensão (NUPE) da UNESP de Bauru. Possui especialização em Gestão ambiental pela Faculdade de Agudos (FAAG). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração (1990) e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação e educação étnico-racial. Atualmente é professora efetiva de Geografia da Secretaria Estadual de Educação de SP. Atua também como professora da FAAG - Faculdade de Agudos onde leciona a disciplina de Metodologia do Ensino em História e Geografia no curso de Pedagogia. É autora da disciplina de Geografia do material Inovar do projeto Brasil - Angola. Pesquisa, elabora e desenvolve projetos didáticos para implementação da Lei 10.639/03. Desenvolve palestras e cursos para educação antirracista. Presidenta do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru na gestão 2021-2023.
  • Tatiana Sa: Graduada em artes cênicas pela USC- Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO). Graduanda em Direito pela FGP. Pós graduada em Produção Cultural, Arte e Entretenimento na Faculdade Unyleya em 2025. Com atendimentos em arte terapia ministrou aulas de Consciência Corporal no Centro de Educação Musical Adriana Rossetto. Na contação de histórias, encontrou-se como poeta por meio de composições musicais e contos autorais, com destaque para os trabalhos especialmente produzidos para crianças. Em 2025 fez o lançamento do livro infantojuvenil “O Jardim”, trazendo para o debate tabus, como o luto infantil com enfoque nas ausências e relações raciais. Seu livro participa da curadoria do Clube de Leitura ClubeLi, gerenciado pela Casa Angá em Bauru. Selecionada pela Fundação Cultural Palmares no IV edição do Prêmio Palmares de Arte - Prêmio Conceição Evaristo de Literatura. É artista envolvida com o fortalecimento de crianças e mulheres negras, sendo autora das contações de histórias “Eu baoba”, “Projeto Fora da Caixa”, “Matú Tão Tão” e “Quem é essa Negra Maluca?”, pelos quais foi reconhecida em 2019 ao ganhar o “Prêmio Luíza Mahin” (Bauru, SP). Em 2020, foi 1ª colocada na premiação SLAM Bauru/SAC concurso de leitura ou declamação de poesia autoral. Esteve como docente da pós-graduação em contação de histórias, na Acrópole Instituição Educacional (Bauru, SP), Foi Secretária Municipal de Cultura de Bauru, atualmente é gestora e produtora cultural na Humah Singular Produções e Coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Povos Indígena pela Prefeitura Municipal de Bauru.

Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório João Paulo II 
Vagas: 482


Investimento

Contato / Informações

Roger Marcelo Martins Gomes - E-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br 
Valéria Biondo - E-mail: vbiondo@unisagrado.edu.br 

Mais informações:
Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
Email: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/14279-comemoracao-dia-da-consciencia-negra-2025.html



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

Unisagrado

© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro