A competição reuniu pesquisadores de diversos estados
Durante o Congresso Nacional de Iniciação Científica 2024 (CONIC), o estudante do 3° de Ciência da Computação do UNISAGRADO, Luiz Guilherme Del Rio ficou em primeiro lugar com sua Iniciação Científica intitulada “Desenvolvimento de um aplicativo lúdico de comunicação alternativa para crianças com autismo”.
O projeto se destacou em meio a pesquisas de diversos estados e o primeiro lugar foi muito comemorado pelo estudante: “A conquista no CONIC representa a validação de que, quando nos dedicamos com esforço, empenho e determinação, os resultados sempre chegam, de uma forma ou de outra. Essa experiência me ensinou, acima de tudo, o valor da persistência”.
O orientador do projeto, Prof.Dr. Elvio Gilberto da Silva, lembrou que a conquista do estudante representa o reconhecimento do empenho e dedicação investidos no desenvolvimento de soluções inovadoras que visam melhorar a qualidade de vida de crianças com autismo.
O projeto
Durante a iniciação cientifica, Luiz Guilherme desenvolveu um aplicativo lúdico chamado “Tutu, seu amigo especial” com o objetivo de ser uma comunicação alternativa para crianças com austimo. Segundo o estudante, a inspiração para criar o aplicativo veio de seu sobrinho, que nasceu com o espectro: “ No começo, minha família e eu sabíamos muito pouco sobre o assunto, mas por causa dele fomos entendendo melhor esse universo e descobrimos que o autismo é um espectro que atinge muitas pessoas, variando desde casos mais leves, como o dele, até casos mais severos, em que a comunicação e o convívio social ficam bem difíceis”.
Dessa forma, a ideia do aplicativo ganhou vida e assim, ele uniu a paixão pela tecnologia, o amor pelo sobrinho e o sonho de ajudar outras pessoas e famílias que enfrentam dificuldades no processo de lidar com o transtorno do espectro autista (TEA).
Tutu, seu amigo especial
O aplicativo: Tuto, seu amigo especial, tem por objetivo ser um apoio às terapias, incentivando o desenvolvimento da comunicação e Del Rio, ainda afirma que seu desejo maior é que o app possa facilitar um pouco o caminho de quem convive com o autismo e independência para o autista, sendo um aliado na hora de expressar sentimentos e desejos de uma forma clara. Mas o processo não foi fácil: “A pesquisa, por exemplo, demanda muito tempo e atenção, pois consolidar todas as informações e direcioná-las para uma solução prática é uma tarefa minuciosa, exigindo que cada detalhe seja documentado com cuidado”, lembra o estudante.
O profesor Elvio, exaltou que guiar o Luiz Guilherme durante o processo foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora: “Desde o início, ele se mostrou proativo e comprometido com cada etapa do projeto, sempre buscando soluções inovadoras para os desafios que surgiam. Seu interesse genuíno em promover a inclusão e melhorar a comunicação para crianças com autismo evidenciou sua preocupação com causas sociais importantes”.
Próximos passos
O estudante pretende continuar aprimorando o aplicativo e desenvolvendo novas funcionalidades, que inclusive já estão nos seus planos. Além disso, em conversa com profissionais de saúde mental, ele recebeu diversas ideias que contribuirão para melhorias futuras do app.
Quando perguntado sobre sonhos, ele afirmou que seu foco está em se consolidar na área de desenvolvimento, unindo sua formação em administração de empresas para criar soluções que sejam tecnológicas e viáveis no mercado.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.