UNISAGRADO forma 30ª estudante pelo projeto Identidade Araribá

Com objetivo de promover acesso, permanência e conclusão do ensino superior, o projeto já tem mais de 26 anos

O UNISAGRADO comemora a formatura da 30ª estudante pertencente ao projeto Identidade Araribá, que concede bolsas de estudos 100% integrais aos indígenas pertencentes a Reserva Indígena de Araribá, localizada no município de Avaí e composta pelas aldeias Tereguá, Nimuendajú, Ekeruá e Kopenoty. Lara Cristina Pereira se formou em Letras – Português e Inglês e considera que a graduação foi uma das melhores e mais desafiadoras experiências de sua vida. Ela afirma que “o projeto Araribá é uma forma de dar o protagonismo, ao indígena, de lecionar na própria comunidade, ou então trabalhar dentro da saúde indígena. ”

O objetivo do projeto Identidade Araribá é permitir que o indígena formado possa, além da formação superior, contribuir para o desenvolvimento da comunidade em que vive, cultivando a identidade cultural e a troca de vivências com os demais estudantes. Com a formatura, Lara continuará lecionando dentro da própria comunidade, entregando educação de qualidade as crianças da aldeia. Ela pontua que “é uma forma linda de ser protagonista, tanto da minha história, quanto para a história do meu povo. ”

O Prof. Dr. Cleiton José Senem, atual coordenador do projeto, explica que 30 estudantes pertencentes ao Projeto Identidade Araribá é uma conquista muito significativa, que vai de encontro com a missão institucional. Além disso, ele comenta que “este projeto representa mais do que a educação de indivíduos; ele é um investimento no futuro das comunidades indígenas e na melhoria da qualidade de vida dessas populações.”

O coordenador ainda diz que “a formação superior desses alunos não apenas abre portas para novas oportunidades individuais, mas possui um impacto significativo para o dia a dia das comunidades indígenas. Ao adquirir conhecimentos acadêmicos, esses estudantes estão preparados para enfrentar desafios locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Com uma educação superior, eles têm a capacidade de implementar projetos especialmente em torno das questões da saúde, da educação e da preservação cultural. ”

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13578-unisagrado-forma-30-estudante-pelo-projeto-i.html?ano_registro_diploma_dou=2020+-+1