Facebook Pixel Fallback

Docente do UNISAGRADO compõe Comissão do Inep responsável pelo aprimoramento das avaliações de desempenho de estudantes de licenciatura de todo o país

Rosilene Rocha Bombini, com 28 anos de trabalho na instituição bauruense, se concretiza como referência nacional no cenário da educação, além da regional que já possuía por sua larga experiência a favor da educação brasileira



Somando 28 anos de atuação em cursos de licenciatura no ensino superior, a Profª Dr.ª Rosilene F. Rocha Bombini, docente do UNISAGRADO, foi escolhida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para integrar a Comissão Assessora Especial das Licenciaturas (CALIC). Essa nomeação representa um grande reconhecimento de sua carreira acadêmica e do compromisso do UNISAGRADO com a excelência na formação de professores. A CALIC desempenha um papel fundamental na análise do cenário educacional brasileiro, contribuindo para a melhoria dos cursos de licenciatura e aprimorando a avaliação de desempenho dos estudantes.

Formada em Letras-Português-Inglês, possuindo mestrado em Comunicação Midiática e doutorado em Estudos Literários, Rosilene atuou como Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO de 2013 a 2021, e atualmente, é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica do UNISAGRADO (CAPES) desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Formação de professores)

Confira abaixo a entrevista realizada com a docente por meio da equipe de Comunicação.

UNISAGRADO: Qual o sentimento após ser designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a Comissão Assessora Especial das Licenciaturas (CALIC)?

Profª Dr.ª Rosilene: Meu sentimento é de alegria, pois ser convidada para participar de uma comissão como essa é um grande reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido ao longo de minha carreira acadêmica.

UNISAGRADO: Quais as suas qualificações e experiências você acredita que foram decisivas para esta conquista?

Profª Dr.ªRosilene: Acredito que minha experiência em cursos de licenciatura tenha sido um fator importante, afinal são 28 anos atuando no ensino superior. O trabalho com a formação de professores (inicial e continuada) também contribuiu para esse convite, pois desde 2018 atuo como coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica no Unisagrado, em parceria com a Capes, um programa que concede bolsas a estudantes das licenciaturas para atuação nas escolas públicas. Uma experiência especialmente importante para essa convocação foi minha participação no último ciclo do ENADE como membro da Comissão Assessora de Área (CAA) de Letras Português-Inglês, sendo a única representante de instituição privada.

UNISAGRADO: Como ocorreu a seleção para a designação como membro? 

Profª Dr.ª Rosilene: Na primeira reunião organizada pela Coordenação-geral de Elaboração de Exames da Educação Superior, ocorrida em 30/05/2023, foi informado que a seleção dos membros desta comissão não teve nenhuma indicação política, sendo que a escolha dos participantes foi unicamente por meio de uma busca de currículos realizada pela equipe técnica do INEP. São 17 cursos de licenciaturas avaliados no ENADE e foram convocados 25 especialistas ao todo, das diversas regiões do país.

UNISAGRADO: Qual a importância para o UNISAGRADO, a partir da sua designação, ser representado em uma comissão junto ao INEP?

Profª Dr.ª Rosilene: Para o UNISAGRADO, ter uma representante do corpo docente participando de um grupo tão seleto, em que a maioria dos participantes é docente de universidades públicas, representa a excelência de nossos cursos de licenciatura e a seriedade da própria instituição. O UNISAGRADO tem um grande compromisso com a formação de professores, e isso vem desde a década de 1950, quando se instalou a FAFIL na cidade de Bauru, a fim de formar professores nas diferentes áreas para toda a região.

UNISAGRADO: Qual o principal objetivo da CALIC?

Profª Dr.ª Rosilene: O objetivo principal desta Comissão é contribuir com subsídios para a construção de novos instrumentos de Avaliação de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas.

UNISAGRADO: Qual o papel que você irá desempenhar na Comissão?

Profª Dr.ª Rosilene: Atuo como representante do curso de Letras Português-Inglês. Ainda não foi determinado o que cada área vai realizar especificamente. Até o momento foi realizada uma primeira reunião geral para esclarecimentos da proposta e do cenário das licenciaturas no Brasil, além da apresentação de todos os membros. A comissão é composta por especialistas de diferentes cursos de licenciatura de áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e por especialistas em avaliação em larga escala.

UNISAGRADO: Quais são as suas expectativas para atuação na Comissão?

Profª Dr.ª Rosilene: Minhas expectativas, diante da desafiadora proposta que nos foi apresentada pela coordenação geral, é que consigamos avançar na análise do cenário das licenciaturas em nosso país para identificar possíveis ajustes e reformulações nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação docente. O desafio é grande, mas precisamos dar o primeiro passo. Entendo que pensar essa reformulação já é uma grande conquista da educação em nosso país.

UNISAGRADO: Como a Comissão impacta no cenário educacional no Brasil?

Profª Dr.ª Rosilene: Esta comissão impacta profundamente no cenário educacional no Brasil, em relação aos cursos de licenciatura, pois deverá analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Formação inicial de professores. Também oferecerá subsídios para a formulação de indicadores e critérios de qualidade para os cursos de Formação inicial de professores; além disso, deverá subsidiar a reformulação de instrumentos de avaliação (matrizes de referência, testes padronizados e escalas) sintonizados com o uso de novas tecnologias educacionais e metodologias ativas de aprendizagem, viabilizando o estabelecimento de padrões mínimos de desempenho dos estudantes concluintes das licenciaturas no país.

UNISAGRADO: De que forma você espera contribuir nas ações realizadas pela Comissão?

Profª Dr.ª Rosilene: Espero contribuir com minha experiência advinda de instituição privada, como professora em um curso muito bem avaliado no ENADE, pois LETRAS conquistou o conceito máximo (nota 5) no último ciclo avaliativo. É muito importante essa visão de instituição particular, pois nossa realidade é bem diferente das instituições públicas.

UNISAGRADO: Quais os principais desafios como membro da Comissão e como superá-los?

Profª Dr.ª Rosilene: Os objetivos apresentados para a comissão já serão grandes desafios em decorrência da enorme desigualdade acadêmica que existe nas mais diversas regiões do Brasil. Compete a esta comissão um rol de “tarefas” bem desafiadoras, como: I- elaborar proposta de matriz de referência para avaliação dos cursos de licenciatura; II - propor modelos de itens que correspondam às competências pedagógicas a serem dominadas pelos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura; III - propor metodologia para definição de padrões mínimos de desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura; IV - propor estudos a serem realizados acerca de modelos de itens e composição de instrumentos de avaliação de desempenho; V - apresentar relatórios com recomendações resultantes dos estudos e análises. 

Acredito que somente um trabalho de equipe, com muita seriedade, responsabilidade, comprometimento e ética é capaz de superar tamanho desafio.

UNISAGRADO: De que maneira a CALIC é importante para a formação e melhor desempenho dos estudantes das licenciaturas do país?

Profª Dr.ª Rosilene: A Comissão Assessora Especial das Licenciaturas atuará na análise do cenário atual e na proposta das mudanças e reformulações necessárias a partir do que o INEP está orientando. Acredito que o futuro das licenciaturas será impactado pelo trabalho desta comissão.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/13047-docente-do-unisagrado-compoe-comissao-do-ine.html?p=41896
Tags: UNISAGRADO, Excelência, INEP, Comissão, Licenciaturas


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro