O objetivo do evento foi confraternizar saberes, práticas e conhecimentos regionais aos graduandos
No mês de junho, o UNISAGRADO promoveu a VIII Jornada de Arquitetura e Urbanismo e IX Jornada de História propondo a interdisciplinaridade de seus saberes, práticas e produções acadêmicas a partir do tema "Arquitetura e História Local". O evento compartilhou mesa-redonda, palestras, minicursos, workshops e oficinas. No campo da Arquitetura, os assuntos contemplados abrangeram Mobilidade e Infra Estrutura Urbana, Edificações, Representação de Arquitetura e Neuroarquitetura. Em História, abordou-se sobre as cidades, inserção feminina, coronelismo, eleições, genocídios, anarquismo e liberdade.
Ao todo, 423 estudantes estiveram envolvidos. O coordenador do curso de História, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes afirma que a Jornada foi importante por discutir a modernização e questões sociais de Bauru e Região nas primeiras décadas do século XX. “Ainda, foi proposto a reflexão de temas históricos com as reflexões advindas da Arquitetura, permitindo assim a interface, o compartilhamento e a interdisciplinaridade entre História e Arquitetura”, destaca Gomes.
O docente pontua que a mesa-redonda na abertura do evento possibilitou verificar claramente a intersecção dos saberes históricos dos cursos. “No campo da História discutimos especialmente a História Local nas primeiras décadas do século XX, mas também foram problematizados temas contemporâneos como genocídio, sistema eleitoral, movimentos sociais e anarquismo. Sobretudo, foi direcionado aos estudantes de História, uma oficina sobre higienização no Núcleo de Pesquisa e História do UNISAGRADO - NUPHIS e como pensar a história a partir de fontes como o Cinema”, ressalta.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho reforça que o evento foi relevante por estreitar o diálogo entre as áreas, e, dentre os vários momentos marcantes da programação, a escolha do novo representante discente do curso e a exposição dos trabalhos apresentados foram os pontos fortes para a docente.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.