A iniciativa internacional visa capacitar crianças para ajudar a reconhecer os sinais do AVC nos avós e pedir atendimento de urgência
Os estudantes do curso de Enfermagem do UNISAGRADO foram convidados pela empresa farmacêutica internacional Boehringer Ingelheim através da Iniciativa Angels - que visa otimizar a qualidade no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - a participarem como voluntários na implementação do projeto “Fast Heroes” destinado ao público infantil. O projeto visa capacitar crianças do ensino fundamental a reconhecer os sinais e sintomas do AVC, principalmente em idosos, para ensinar a pedir ajuda especializada em casos de emergência.
Conheça o projeto Fast Heroes
A iniciativa "Angels" da Boehringer Ingelheim tem como fundamento construir uma comunidade global de centros e hospitais preparados em relação ao AVC, trabalhando diariamente para melhorar a qualidade de tratamento para todos os doentes com o acidente vascular cerebral. A ação está presente em mais de 100 países e tem mais de 4 mil hospitais registrados.
O projeto Fast Heroes faz parte da iniciativa, mas é destinado às crianças. Ele existe desde 2020, e no Brasil teve início em 2021. A iniciativa foi desenvolvida na Europa com pedagogos, de uma forma que ensine as crianças, de forma lúdica, a reconhecer os sinais do AVC.
Kamila Fachola, Consultora Científica do projeto conta como funciona a iniciativa Angels e, como consequência, o Fast Heroes. Ela afirma que os hospitais são preparados e organizados para que sejam centro de referência no tratamento do AVC, a partir dos protocolos e parâmetros internacionais. O Hospital de Base de Bauru participou do projeto e foi certificado, conquistando sete prêmios mundiais como melhores hospitais do mundo. “Quando o hospital alcança este nível, começamos a expandir as ações para a comunidade. E, um dos meios é o Fast Heroes, que é como vamos ensinar a comunidade a detectar o AVC. E, é ampliado o projeto, abordando nas escolas”, afirma Kamila.
Para as atividades do Fast Heroes, Kamila afirma que, inicialmente, um responsável pelo projeto juntamente com apoiadores do atendimento de emergência ministram as capacitações para as crianças. Assim, o público infantil participa de treinamentos durante semanas na escola e recebem uma cartilha especializada com atividades lúdicas, para serem desenvolvidas no momento da capacitação ou posteriormente, como tarefa adicional.
Em Bauru, a proposta de implementação do projeto foi realizada juntamente com o Hospital de Base e com a Secretaria da Educação de Bauru, que adorou e aprovou a iniciativa. “A ideia inicial era fazer em somente uma escola da cidade, mas a Secretaria gostou muito e pediu para fazer em todas as escolas municipais. Quando enviamos o pedido para a nossa sede da Boehringer Ingelheim, na Alemanha, eles gostaram muito, pois é a primeira vez na América Latina que o projeto é realizado em todas as escolas de um único município. São 16 escolas e quase oito mil alunos”, destaca a consultora.
O UNISAGRADO
Como a proposta para a cidade de Bauru era atingir todas as escolas, ministrando as palestras ao mesmo tempo, foi necessário solicitar mais apoio, e foi feita a escolha pelo UNISAGRADO. “Em contato com o SAMU, também parceiro do projeto, indicaram o UNISAGRADO como voluntário. E, após a nossa análise, verificamos que, pela qualidade e história do UNISAGRADO, seria a melhor escolha", pontua.
Ao todo, 48 estudantes do quarto e quinto ano do curso de Enfermagem estão envolvidos. Ambos participaram de treinamentos da empresa, por meio de reuniões virtuais, presencial e treinamento individual, durante o período de cinco semanas, para poder realizar posteriormente a capacitação às crianças. Para ministrar a ação, os estudantes formaram equipes, e serão coordenados por docentes do curso e responsáveis do SAMU ou Hospital de Base.
Expectativa alta
A estudante do 5º ano de Enfermagem, Stephany Oliveira conta que a experiência será um marco em sua trajetória acadêmica. “É uma oportunidade única que a gente tem a honra de participar no último ano da Graduação. Com certeza, é algo que vai acrescentar muito para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, agregando no currículo. E, particularmente, é um projeto muito importante pois é direcionado para crianças e para os avós. As crianças aprendem rápido, por isso, estou ansiosa com o projeto. A expectativa é das melhores, estou muito ansiosa, espero que as crianças gostem, porque eu estou gostando bastante”, ressalta.
A estudante, Larissa Nunes, também do 5º ano de Enfermagem compartilha do mesmo sentimento da amiga de grande expectativa, e conta que espera que as crianças interajam bastante durante a capacitação e aproveitem a oportunidade para aprender mais sobre como reconhecer o AVC.
Agradecimento especial
Kamila Fachola, Consultora Científica do Fast Heroes afirma que a expectativa para as capacitações nas escolas de Bauru é muito alta, pois é a primeira vez que o projeto será feito em uma grande quantidade de escolas ao mesmo tempo, e agradece a importante parceria.
“Gostaria de agradecer muito ao UNISAGRADO, pois sem essa parceria, jamais conseguiríamos realizar esse projeto com tantas escolas e tantas crianças. Demoraríamos anos para fazer. E a disponibilidade dos professores e estudantes foi sensacional, e isso mostra para mim, e para o projeto, que existe um comprometimento com a comunidade! É uma instituição que colabora com a sociedade, com a história de vida de pessoas. E esses dias do projeto, por exemplo, podem marcar histórias de avós que vão sobreviver porque a Instituição decidiu se envolver no projeto conosco. Por isso, muita gratidão a vocês!”, ressalta.
Confira abaixo as fotos da reunião final com os estudantes de Enfermagem para a implementação do projeto nas escolas, realizada no Auditório E-002 do UNISAGRADO.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.