O projeto de extensão promove ações para a sustentabilidade no campus durante os semestres, desde 2016
O Projeto de Extensão Redução da Geração de Resíduos (REGER) do UNISAGRADO é desenvolvido desde o ano de 2016, com o objetivo de concretizar o tema sustentabilidade no campus e orientar a todos os que o frequentam sobre a destinação correta dos resíduos, além de intensificar a sua redução. Até o momento, 189 pessoas já foram atendidas de forma direta e 8340 beneficiados de forma indireta.
O REGER é uma iniciativa da Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof. Dra. Beatriz Antoniassi e da Dra. Dulce Helena Jardim Constantino, e também tem o propósito de chamar a atenção para que cada ser humano possa fazer a sua parte e ajudar a proteger e respeitar o meio ambiente, garantindo um futuro melhor para as novas gerações.
Por meio do projeto, que ocorre durante todos os semestres, busca-se adotar medidas, que foram previamentes estudadas, e que possibilitam a redução do consumo ou a mudança de hábitos que afetam diretamente a quantidade de resíduos produzidos no campus. Com isso, cada setor é orientado por um responsável do REGER a respeito da separação correta dos resíduos, sendo eles reciclável, orgânico e rejeito.
“Atualmente o Reger propõe, através de projeto de extensão, semestralmente, capacitações para a continuidade das ações de correto gerenciamento, separação e destinação dos resíduos, bem como elabora e implementa propostas de sustentabilidade no campus alinhado sempre ao conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)”(TAVARES E CONSTATINO, 2021).
Em seu início, a implementação do estudo foi realizada em duas fases. A primeira etapa, abrangeu o diagnóstico dos resíduos gerados nos setores (químicos, biológicos, de saúde, orgânicos e recicláveis) e foi realizada pelos estudantes do respectivo projeto de extensão. No segundo momento, foi proposto a redução de consumo dos papéis do tipo A4 e de copos descartáveis de água e café. Posteriormente, também foram realizadas adequações para a correta destinação dos resíduos químicos, biológicos e de saúde (TAVARES E CONSTATINO, 2021).
Em média, os rejeitos gerados no campus foram diminuidos em mais de 50%. A Prof. Dra. Beatriz Antoniassi conta que, atualmente, através do Reger, foi possível alcançar o objetivo de implementar a cultura de sustentabilidade na IES - além de criar uma rotina de pensar no descarte correto e também nos próprios resíduos que são gerados, e como eles podem ser reaproveitados. “Através do projeto conseguimos reduzir os resíduos de copos plásticos em 70%, impressões em 50%, e o envio de lixo para o aterro foi reduzido em 50%. Com certeza o projeto mudou a cultura da geração dos resíduos no campus”, destaca a diretora.
Ações do REGER
Devido à pandemia do Covid-19, em 2021, algumas atividades que buscam sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de mudança e da importância de promover a sustentabilidade, precisaram ser realocadas. “Por conta da pandemia, adaptamos as orientações nos setores de forma remota, e ensinamos as pessoas a fazer o processo de compostagem em casa. E aproveitamos que o campus estava mais vazio para fazer a manutenção e reposição da identidade visual nas lixeiras e espaços”, pontua Antoniassi.
Recentemente, com o retorno do restaurante, da Gourmeteria e das aulas práticas dos laboratórios de Nutrição e Gastronomia, a compostagem foi retomada, ou seja, o resíduo orgânico está sendo utilizado para a produção de adubo rico em nutrientes que é destinado para a horta e jardim do campus. Somente entre os meses de outubro e novembro, 300kg de resíduos deixaram de ser descartados no aterro sanitário.
Confira algumas das atividades desenvolvidas pelo Projeto:
Apresentação em Fórum Nacional
No dia 22 de novembro, o Projeto de Extensão Reger, apresentou o trabalho “O impacto de um projeto de extensão na redução da geração de resíduos em uma IES”, no XXVIII Encontro Nacional e XXII Assembleia Nacional do FOREXT (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária), sediado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), que teve como tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Extensão Universitária”.
As estudantes, Adelaide dos Anjos Lima, do curso de Engenharia de Produção, e Rafaela Cabestré, de Engenharia Química, sob orientação da Prof. Dra. Beatriz Antoniassi, participaram do evento, realizando a exposição do projeto e dos resultados obtidos aos participantes.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.