UNISAGRADO promoveu Roda de Conversa para discussão de pesquisas sobre Linguística de Corpus

O evento reuniu profissionais da área e contou com a presença de egresso de Letras-Tradutor

No dia 21 de outubro, o Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução (TRADUS UNISAGRADO) promoveu, de forma remota, a “Roda de conversa - Linguística de Corpus: Diálogos acerca de Fraseologia com foco nas Colocações", com o objetivo de discutir sobre as pesquisas desenvolvidas na área de Linguística de Corpus, mais especificamente, sua interface com a Fraseologia, com foco no ensino e na tradução de colocações. Assista na íntegra – Clique Aqui!

O evento apresentou uma visão panorâmica da interface entre essas áreas, suas contribuições para a produção de dicionários de colocações da língua geral e de línguas de especialidade, bem como da elaboração de atividades colocacionais voltadas para aprendizes de línguas e de tradução. Ademais, abordou também programas de gerenciamento de corpus e de análise lexical voltados para pesquisas nas áreas de Ensino de Línguas Estrangeiras e para a Tradução. A programação contou com a presença da Prof. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano, e de seus orientandos de doutorado, Ma. Ariane Donizete Delgado Ribeiro Caldas, M.e Emanoel Henrique Alves e Ma. Laís Magalhães Real.

A Prof. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, organizadora do evento, afirma que, o ponto mais marcante foi a participação do egresso do curso de Letras-Tradutor, Me. Emanoel Henrique Alves, que apresentou alguns resultados de sua pesquisa de mestrado desenvolvida na UNESP de São José do Rio Preto, com a colaboração dos estudantes de Letras-Tradutor do UNISAGRADO.  A pesquisa tem como título "Uma investigação da tradução de colocações a partir de um corpus paralelo de textos jornalísticos de cunho político", e foi orientada pela Profa. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano, contando com a colaboração da Prof. Leila Felipini e da também docente do UNISAGRADO, Prof. Patrícia Viana Belam.

Felipini destaca a importância de eventos como a Roda de Conversa no âmbito acadêmico. “Eventos como este contribuem muito para os graduandos de Letras e Tradutor, pois promovem um espaço de discussão sobre áreas em que nossos estudantes estão desenvolvendo pesquisas ou ainda que se interessam em desenvolver futuras pesquisas. Esse é um dos principais objetivos do grupo TRADUS UNISAGRADO”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12315-unisagrado-promoveu-roda-de-conversa-para-di.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Roda de Conversa, TRADUS, Linguística de Corpus