Facebook Pixel Fallback

Profissões na área da saúde e tecnologia estão em alta no ano de 2021

Enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, contadores, gerente de mídias sociais e desenvolvedor de jogos são algumas das profissões em ascensão



Desde o ano de 2020, com a pandemia do Coronavírus, as profissões nas áreas da saúde tiveram crescimento em relação ao número de vagas ofertadas, entretanto cargos relacionados à tecnologia também foram destaque e conquistaram a segunda colocação de empregos em alta em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn. Além do aumento pela procura, nota-se a carência de profissionais qualificados e atualizados com as tendências e necessidades do mercado.

Portais como Exame e CNN divulgaram um estudo do LinkedIn realizado entre os meses de abril e outubro de 2020 que analisou empregos com maior crescimento comparados ao mesmo período em 2019. Ao todos foram 15 mil cargos estudados que resultou em uma lista dos 15 empregos/áreas que mais cresceram, sendo eles: Médicos especializados; Cargos em tecnologia; Farmacêuticos e pesquisadores; Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios; Especialistas em e-commerce; Profissionais autônomos de conteúdo digital; Especialistas em marketing digital; Profissionais de finanças; Telemarketing; Cargos de apoio a saúde; Serviços criativos; Análises de dados; Cargos de sucesso de clientes; Profissionais do setor de varejo; e Especialistas em saúde mental.

Saúde

Os profissionais da saúde são essenciais no mercado de trabalho e suas diversas atuações possibilitam uma gama de oportunidades, tanto na rede pública como na privada. Durante a pandemia, não somente profissionais mais especializados no tratamento da COVID-19, como Enfermeiros e Fisioterapeutas, mas também Psicólogos, Farmacêuticos, Biólogos e Biomédicos têm se destacado na atuação contra a doença. O que é comprovado pela pesquisa do LinkedIn que apontou o aumento de 34% nas contratações de especialistas em saúde mental, por exemplo.

A tendência é que a demanda por estes profissionais continuem em alta, uma vez que, o contexto da pandemia trouxe a tona a importância e versatilidade deles atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento das sequelas, complicações secundárias e incapacidades físicas decorrentes da COVID-19, além da atuação no impacto da pandemia em diversos âmbitos da sociedade. "Um exemplo disto, são os biólogos que terão um papel importantíssimo na gestão de resíduos gerados pelo descarte de máscaras (tecidos ou cirúrgicas), bem como, todo o excesso de lixo hospitalar produzido pelo aumento da demanda de tratamento de pacientes", esclarece o diretor da área de Ciências da Saúde Prof. Dr. Eduardo Arca.

Tecnologia

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar ao ambiente digital, seja através de vendas ou home-office e esta situação ocasionou a necessidade de adequação para a nova realidade e, consequentemente, a contratação de profissionais da área da tecnologia. De acordo com um levantamento realizado pela Catho e divulgado pelo Exame, carreiras desta área tiveram crescimento na cidade de São Paulo em mais de 600% no ano de 2020. Outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) trouxe resultados que até o ano de 2024 a procura por profissionais com perfil tecnológico será de 420 mil pessoas, no entanto, atualmente o Brasil forma somente 46 mil profissionais ao ano.

Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e de Jogos digitais do UNISAGRADO, Prof. Me. Renan Caldeira Menechelli é fundamental que os profissionais possuam uma formação superior diferenciada para atender essa demanda. "O conhecimento técnico na área da tecnologia se tornou essencial para qualquer profissional, porém, somente isso, não é suficiente para o mercado. É preciso comprovar a vivência de experiências em grupo, pro-atividade, empatia, pensamento fora da caixa. Isso só é obtido com muita dedicação pessoal e a escolha correta por cursos que possibilitam e ofereçam atividades além daquelas exigidas e encontradas em um currículo tradicional", expõe.

Como se preparar?

Escolher uma profissão, mudar ou se especializar em uma área não é tarefa simples e não deve ser baseada somente na tendência do mercado, entretanto, caso a avaliação geral como afinidade e habilidades necessárias favoreçam para uma atuação em alta, é fundamental se preparar!

A qualificação profissional através da formação superior é um dos diferenciais que um candidato pode apresentar, seja através de uma Graduação ou Pós-Graduação. Somado a isto, estão as vivências práticas e a produção científica que evidenciam habilidades e experiências do candidato. No UNISAGRADO o estudante tem acesso a um Ensino Superior de excelência que o prepara para as demandas aquecidas das áreas da saúde e tecnologia, não somente por meio do conteúdo teórico, mas também na prática, através dos Projetos de Extensão, Iniciação Científica, Estágios, eventos e Intercâmbios.

Confira os cursos disponíveis para alavancar sua carreira:

Cursos de graduação

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11224-profissoes-na-area-da-saude-e-tecnologia-est.html?from=edurank.org
Tags: UNISAGRADO, Profissões, Saúde, Tecnologia, Comunicação, Mercado, Trabalho


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro