Facebook Pixel Fallback

45ª SECOD: Atuação Docente em uma Sala de Aula Inovadora




O evento

Atuação Docente em uma  Sala de Aula Inovadora Programa acadêmico direcionado  para planejamento e estudos do Corpo Docente visando ao aperfeiçoamento de competências e habilidades no processo de ensino/aprendizagem. A programação é voltada para o fortalecimento da Missão e Identidade da instituição, em meio às questões que envolvem a busca pela excelência na área acadêmica.

A Semana de Estudos do Corpo Docente / 2020 propõe alguns momentos distintos, tais como:
• capacitação contínua por   meio de cursos, oficinas pedagógicas on-line e presenciais e reuniões de planejamento;
• planejamento coletivo e individual das propostas de ensino, pesquisa e extensão para 2020.

Objetivos Específicos:
• Promover reflexão sobre a Prática Docente, favorecendo a discussão das ações pedagógicas e do planejamento visando à inovação e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
• Planejar as atividades de ensino, pesquisa, extensão para o ano letivo de 2020.

PERÍODO: 16/01 a 18/01/2020 (atividades on-line*) e 20/01 a 31/01/2020 (atividades presenciais com cursos, reuniões e oficinas pedagógicas)

* As atividades on-line ficarão disponíveis até dia 16/02.

Período

De 16/01 a 31/01/2020

* Data limite para inscrições: 16/12/2019


Mais detalhes

Data limite das inscrições: 16/12/2019

(reabertura do site para inscrição em 16/01/2020)

OBS: algumas atividades têm vagas limitadas, não deixem para inscrever-se na última hora.


Programação

As Oficinas online  ficarão disponíveis no Portal do Professor, no AVA-Syllabus, durante um mês, no período de 16/01 a 16/02/2020.  Essas atividades são direcionadas à capacitação e formação didático-pedagógica.

ATENÇÃO: Para a programação presencial, é imprescindível a participação em um dos momentos planejados para o dia 27/01: Workshop: Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo  (escolher entre o grupo 1 ou 2 para participação).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SECOD 2020 - Clique Aqui!

ABERTA A TODOS OS DOCENTES

Oficina online 1 – Ensino Híbrido: caminhos e possibilidades
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini) -
Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 16/01/2020 início: 08h - término: 23h55
Local: UNISAGRADO
Vagas: 180
Ementa: Fundamentação  teórica e possibilidades metodológicas na perspectiva do ensino híbrido. Metodologias ativas: novas práticas? A sala de aula invertida e o papel do professor tutor. Ressignificando a prática docente no contexto do ensino superior.

Oficina online 2 – Como mobilizar o aluno para o aprender?
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini) -
Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 16/01/2020 início: 08h - término: 23h55
Local: UNISAGRADO
Vagas: 180
Ementa: A aula universitária como espaço de parceria. A experiência pedagógica. O aluno e o lugar de seu protagonismo A mediação pedagógica e o diálogo. A aula universitária como um convite à experiência.

Oficina online 3 – A aula expositiva reinventada
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini)
- Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 16/01/2020 início: 08h - término: 23h55
Local: UNISAGRADO
Vagas: 180
Ementa: Reflexão sobre a prática docente. Processo ensino-aprendizagem. O método pedagógico ao longo da história. Funcionamento sistêmico da mente humana. Etapas da aula expositivo-dialogada.

Oficina online 4 – Por que inovar em educação?  
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini) - Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 16/01/2020 início: 08h - término: 23h55
Local: UNISAGRADO
Vagas: 180
Ementa: Os avanços tecnológicos e científicos e o modelo de aula. A mudança da prática e o desenvolvimento de estratégias para um aprendizado mais interativo. O que é inovar. A inovação no âmbito educacional.

Oficina online 5 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem: explorando recursos do Moodle
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Alexandre de Oliveira) -
Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração Unisagrado. Doutorando em Educação para a ciência, pela Unesp-Bauru.
Período de realização:
Data: 16/01/2020 início: 08h - término: 23h55
Local: UNISAGRADO
Vagas: 180
Ementa: Configurações Gerais de ferramentas do Moodle para utilização no planejamento das aulas.

Além das reuniões de planejamento, conheça a programação a seguir, que depende de inscrição prévia para participação:

CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA REITORA
Período de realização:
Data: 20/01/2020 início: 19h30
Local: Auditório João Paulo II
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos


Atividade 1: Oficina Pedagógica - Formação inicial de tutores para EAD (1ª opção de horário)
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini) - Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 21/01/2020 início: 16h - término: 18h
Local: Lab. Informática F 004
Vagas: 0
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: O Tutor na EaD. Funções e atribuições do tutor. Diferentes tipos e modelos de tutoria. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios da prática em ambientes virtuais

Atividade 2: Oficina de recursos tecnológicos para a sala de aula: Linha do Tempo, Flashcards, Kahoot e Padlet (1ª opção de horário)
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ketilin Mayra Pedro - Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Diretora e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do UNISAGRADO - Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e Tecnologia aplicada à Educação.
Período de realização:
Data: 24/01/2020 início: 14h - término: 16h
Local: Lab. Informática F 004
Vagas: 48
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: Uso de recursos tecnológicos no preparo e desenvolvimento das aulas: Linha do Tempo, Flashcards, Kahoot e Padlet.

OBS: para melhor participação nesta atividade presencial (Workshop "Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo"), aconselhamos a realização da Oficina Online 4 "Por que inovar em educação?"

Atividade 3: Workshop: Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo (1ª opção de horário – Grupo 1)
Palestrante: Thuinie Daros - autora do livro "A sala de aula inovadora" - Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação pela Unioeste e Alfabetização com Ênfase em Letramento pela Universidade Castelo Branco. Possui MBA em Gestão da Aprendizagem pela Uniamérica. Sócia-fundadora da Téssera Educação. Atua na docência da educação básica e superior, gestão e inovação pedagógica, metodologias ativas, ensino híbrido e tecnologias educacionais.
Período de realização:
Data: 27/01/2020 início: 13h - término: 17h
Local: E - 102
Vagas: 80
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: Metodologias de Aprendizagem Ativas, imersivas e ágeis. O princípio da autonomia do processo de apreensão do conhecimento. A relação entre metodologia de aprendizagem ativa e os resultados de aprendizagem. A sala de aula como ateliê. Técnicas e estratégias de aprendizagem inovadoras.

Atividade presencial 4: Workshop: Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo (2ª opção de horário – Grupo 2)
Palestrante: Thuinie Daros - autora do livro "A sala de aula inovadora" - Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação pela Unioeste e Alfabetização com Ênfase em Letramento pela Universidade Castelo Branco. Possui MBA em Gestão da Aprendizagem pela Uniamérica. Sócia-fundadora da Téssera Educação. Atua na docência da educação básica e superior, gestão e inovação pedagógica, metodologias ativas, ensino híbrido e tecnologias educacionais.
Período de realização:
Data: 27/01/2020 início: 18h - término: 22h
Local: E - 102
Vagas: 80
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: Metodologias de Aprendizagem Ativas, imersivas e ágeis. O princípio da autonomia do processo de apreensão do conhecimento. A relação entre metodologia de aprendizagem ativa e os resultados de aprendizagem. A sala de aula como ateliê. Técnicas e estratégias de aprendizagem inovadoras.

Atividade 5: Oficina Pedagógica - Formação inicial de tutores para EAD (2ª opção de horário)
Palestrante: Rosilene F. Rocha Bombini  - Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) há 24 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. É Coordenadora Pedagógica do UNISAGRADO desde agosto de 2013. Também é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do UNISAGRADO desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Período de realização:
Data: 29/01/2020 início: 14h - término: 16h
Local: Lab. Informática F 004
Vagas: 48
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: O Tutor na EaD. Funções e atribuições do tutor. Diferentes tipos e modelos de tutoria. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios da prática em ambientes virtuais

Atividade 6: Oficina de recursos tecnológicos para a sala de aula: Linha do Tempo, Flashcards, Kahoot e Padlet (2ª opção de horário)
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ketilin Mayra Pedro - Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Diretora e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do UNISAGRADO - Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e Tecnologia aplicada à Educação.
Período de realização:
Data: 30/01/2020 início: 14h - término: 16h
Local: Lab. Informática F 004
Vagas: 48
Público-Alvo: Docentes de todos os cursos
Ementa: Uso de recursos tecnológicos no preparo e desenvolvimento das aulas: Linha do Tempo, Flashcards, Kahoot e Padlet.


Investimento

Evento gratuito e exclusivo aos docentes UNISAGRADO.

CONTATO

Coordenadoria Pedagógica:
– Rosilene Rocha Bombini
– 2107-7188
rosilene.bombini@usc.br

Mais informações:
Coordenadoria Geral de Extensão
Fone: (14) 2107-7324 / 7398
Email: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/secod2020?ano_registro_diploma_dou=2019+-+2



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro