Professora de Terapia Ocupacional da USC participou de simpósio sobre fissuras labiopalatais e anomalias relacionadas na FOB

M.ª Lyana Carvalho e Sousa apresentou dois trabalhos desenvolvidos em parceria com o HRAC/USP

Professora Lyana durante a apresentação.

A M.ª Lyana Carvalho e Sousa, professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Sagrado Coração (USC), participou, recentemente, do 4º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP), em Bauru – SP. Durante o evento, a professora apresentou dois trabalhos, em forma de pôster, desenvolvidos por meio de uma parceria firmada entre a USC e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), o Centrinho de Bauru.

Um dos trabalhos, “Atenção a familiares de crianças com anomalias craniofaciais: experiência de estágio de Terapia Ocupacional”, expôs ações desenvolvidas pelos estudantes do curso de Terapia Ocupacional da USC no HRAC/USP. O estudo relatou pontos significativos referentes à assistência prestada aos familiares das crianças recém-chegadas ao hospital, incluindo as orientações repassadas aos pais sobre os meios pelos quais é possível estimular o desenvolvimento neuropsicomotor (sistema nervoso, aspecto psicológico e coordenação motora) dessas crianças durante as internações e no cotidiano.

O segundo trabalho, denominado “TeO: um processador de linguagem natural para otimização da assistência de crianças com fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais”, foi desenvolvido tendo como base a tese de doutorado, ainda em execução, em Ciências da Reabilitação de Lyana. Nesse processo, a professora contou com a colaboração do Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva, do curso de Ciência da Computação da USC, e do jovem Hélcio da Silva, egresso do mesmo curso. Lyana apresentou o desenvolvimento de um sistema de Processamento de Linguagem Natural, que visa auxiliar a comunicação de crianças com 0 a 2 anos de idade que possuem fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, facilitando a interação entre familiares, profissionais e um ambiente virtual de aprendizagem.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-de-terapia-ocupacional-da-usc-participou-de-simposio-sobre-fissuras-labiopalatais-e-anomalias-relacionadas-na-fob/?p=6429