Facebook Pixel Fallback

Plano de Contingência - COVID-19

Introdução

A saúde de todos está em primeiro lugar!

Norteados por este valor, estamos realizando as atividades de educação em 2022 mantendo todos os conteúdos teóricos, aulas práticas e estágios obrigatórios de maneira presencial, monitorada para todos os cursos. A partir de 17/03 o uso de máscara tornou-se optativo.

Estamos em um melhor momento da pandemia provocada pela COVID-19 e o UNISAGRADO respeita a decisão do Governo do Estado do São Paulo de retirar essa obrigatoriedade, no entanto, recomenda que seja mantido o uso de máscaras por aqueles que vivem em contato com pessoas idosas, doentes, com comorbidades, e que ainda não estejam com a vacinação completa contra a COVID-19. Além disso, recomenda que se mantenham os cuidados preventivos, como a higienização das mãos, a limpeza constante e a ventilação dos ambientes.

Prezamos pela segurança e com objetivo de mitigar os riscos de novas contaminação da Covid‐19 seguimos as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e dos governos estadual e municipal.

A constituição e a manutenção de um ambiente acadêmico seguro exigirão empenho e colaboração de toda comunidade, por meio da adoção de boas práticas que garantam a biossegurança.

Dentre as diversas medidas adotadas pelo UNISAGRADO, elaboramos este plano em formato de perguntas e respostas com o objetivo de apresentar ações e protocolos, bem como esclarecer as possíveis dúvidas.

*Este plano é atualizado sempre que necessário.

Fique atento e faça sua parte.

A prevenção se faz com união!

Perguntas Frequentes

1. Onde posso encontrar as informações, orientações e posturas institucionais do UNISAGRADO com relação ao período de pandemia?
As orientações oficiais estão organizadas no site do UNISAGRADO para os estudantes, docentes e funcionários terem acesso a todas as iniciativas deste período. Acesse:
https://unisagrado.edu.br/estudantes-e-professores/covid-19 .


2. Quando voltam as aulas de maneira presencial?

Confirmamos o retorno presencial das aulas para todas as atividades, sejam elas teóricas, práticas ou estágios obrigatórios e outras:

  • 14/02/2022 para os veteranos da graduação
  • 18/02/2022 para a pós-graduação
  • 21/02/2022 para os calouros da graduação

A Reitoria do UNISAGRADO, representando toda sua comunidade acadêmica, espera que não surja algo de força maior que possa interromper os planos de retomada presencial na sua totalidade, propostos acima. Continuar 2022 com o ensino remoto está fora dos planos, a não ser que seja algo além daquilo que a Instituição possa gerenciar.


3. Será necessário comprovar a vacinação contra a Covid-19?
Confirmamos que toda a comunidade acadêmica necessitará comprovar o esquema vacinal para covid-19 – esta dinâmica de comprovação será solicitada e explicada em breve, incluindo as exceções. Entende-se por comunidade acadêmica toda pessoa que adentra ao campus: estudantes de graduação e de pós-graduação, alunos de cursos de extensão universitária, professores e funcionários, fornecedores, terceirizados, pacientes, visitantes convidados, dentre outros. Além do comprovante da vacina, o UNISAGRADO continua seguindo os protocolos de biossegurança. 


4. Qual a previsão de retorno das atividades da UATI?
As aulas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) continuam suspensas por tempo indeterminado. Assim que pudermos retornar, informaremos as datas aos alunos para continuar ou iniciar as atividades.


5. O UNISAGRADO continuará oferecendo suporte tecnológico para professores e estudantes?
Todos os professores e estudantes têm acesso ao Office 365, que oferece a plataforma Microsoft Teams. Caso você tenha algum contratempo, envie um e-mail para suporte.office365@unisagrado.edu.br com seus dados (ID, nome completo e curso).


6. Qual é o calendário de 2022?
O calendário está disponível no site do UNISAGRADO: https://unisagrado.edu.br/estudantes-e-professores/agenda.


7. É obrigatório o uso de máscaras e/ou Equipamento de Segurança Individual (EPI)??
A partir de 17/03/2022 o uso de máscara no campus do UNISAGRADO passa a ser optativo.

Há exceções e elas dizem respeito aos espaços de saúde: Com relação ao uso de EPI, dependerá do local e especificidade da atividade que será desenvolvida pelo estudante. Os coordenadores, em especial dos Cursos da Saúde, fornecerão todas as informações diretamente aos estudantes e/ou estagiários de clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais.

O UNISAGRADO recomenda que seja mantido o uso de máscaras por aqueles que vivem em contato com pessoas idosas, doentes, com comorbidades, e que ainda não estejam com a vacinação completa contra a COVID-19. Além disso, recomenda que se mantenham os cuidados preventivos, como a higienização das mãos, a limpeza constante e a ventilação dos ambientes.


8. O UNISAGRADO está preparado para receber presencialmente os estudantes, professores, funcionários e comunidade externa que puderem entrar no campus?
Sim, neste período de pandemia da COVID-19, o UNISAGRADO se preparou tomando todas as medidas sanitárias, sinalização sobre cuidados e orientações de biossegurança, adequações na infraestrutura e investimentos com totens de álcool gel 70%, dispensers de saboneteiras, toalheiras, limpeza e desinfecção dos seus diversos ambientes de aprendizagem, com a finalidade de receber, com o máximo de segurança, a comunidade interna e externa.


9. Estou tendo algumas dificuldades específicas de aprendizagem. O Aprimoramento está funcionando?
Sim. Clique e obtenha todas as informações: https://unisagrado.edu.br/estudantes-e-professores/aprimoramento. O Aprimoramento tem como objetivo viabilizar o resgate de conteúdos (em leitura e escrita - Língua Portuguesa; conceitos de Física, Matemática, Química e Inglês) que não tenham sido bem apreendidos durante a educação básica e que agora estejam gerando dificuldades para o bom aproveitamento das disciplinas específicas de cada curso. O Aprimoramento é realizado pelo Connect (na modalidade on-line) e pelo Teams (na modalidade presencial). É necessário fazer inscrição!


10. Não consigo me concentrar nas aulas e estou psicologicamente afetado. Meu rendimento está caindo em decorrência disso. Como o UNISAGRADO pode me ajudar?
Entendemos e nos sensibilizamos com as suas angústias neste período. Por isso, nossa orientação é que, além de conversar com os seus professores e coordenador do curso, também procure o NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão). O objetivo do NAPI é oferecer acolhida e apoio psicopedagógico a todos os estudantes da Instituição que necessitam desse acompanhamento, como também orientar os coordenadores de cursos e professores na compreensão, minimização e resolução das dificuldades de adaptação acadêmica, de aprendizagem e relacionais, dos estudantes, juntamente com os outros setores do UNISAGRADO. Para agendar o acompanhamento, envie um e-mail para nap@unisagrado.edu.br com seu nome completo, matrícula e telefone. Se você está tendo problemas além do rendimento acadêmico, também oferecemos o apoio da Clínica de Psicologia que pode dar o suporte psicológico. Para agendar o acompanhamento, envie um e-mail para cpaf@unisagrado.edu.br com seu nome completo, matrícula e telefone.


11. Quais os cuidados básicos que devo tomar?

Ao sair de casa:
• Evite levar itens desnecessários;
• Certifique-se de estar levando máscaras extras para as eventuais trocas;
• Leve embalagens, tais como sacos plásticos com fechamento hermético, para acondicionar as máscaras não cirúrgicas usadas;
• Não empreste ou use máscaras de outras pessoas;
• Se possível, tenha sempre um recipiente com álcool em gel 70%, ou outro produto devidamente aprovado pela ANVISA, para higienização das mãos;
• Ao chegar à sua estação de trabalho ou estudos; deixe seus pertences em um local seguro e higienize as mãos;

No deslocamento para o UNISAGRADO ou campo de estágio externo:
• Caso use o transporte coletivo: higienize as mãos antes e depois do percurso; se possível, prefira usá-lo em horários de menor circulação de pessoas; caso esteja com muitos passageiros, espere outro veículo;
• Evite fazer o pagamento com dinheiro, priorizando o uso de cartão ou do sistema de bilhetagem eletrônica;
• Verifique se é possível manter abertas as janelas dos veículos, a fim de possibilitar maior circulação de ar;
• Caso esteja indo ao trabalho em veículo próprio, táxi ou aplicativo, higienize as mãos antes de entrar e ao sair do carro, evite tocar desnecessariamente nas superfícies do automóvel.


12. As lanchonetes e o restaurante universitário estarão abertos?

Sim.

Também, os bebedouros da Instituição estarão disponíveis, porém cada estudante deverá trazer sua própria garrafa para armazenamento de água.


13. Como devo proceder caso tenha algum sintoma de Covid-19 e esteja realizando as práticas e/ou estágio obrigatório?
Não compareça ao UNISAGRADO ou campo externo de estágio, caso tenha um ou mais dos sintomas a seguir: dores de cabeça, nos olhos, musculares e/ou garganta, coriza, espirros, dificuldade na respiração, fadiga, dor de garganta, tosse, diarreia, calafrios, febre, tontura, olfato alterado e perda de apetite.
Em seguida, comunique imediatamente os seus professores e/ou supervisores via plataforma Microsoft Teams das equipes das disciplinas que você está regularmente matriculado ou entre em contato direto com o seu coordenador de curso. Orientamos que procure um médico ou uma Unidade Básica de Saúde ao 7º dia, se estiver com sintomas respiratórios ou febre.


14. Como devo proceder se tiver contato com alguém que testou positivo?
O tempo de quarentena para quem teve contato permanente com quem testou positivo é calculado somando-se 10 dias desde o último momento de contato com o caso, se até o 5º dia completo, estiver sem sintomas respiratórios e sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, poderá sair do isolamento e retornar as aulas e demais atividades presenciais.


15. Testei positivo, o que devo fazer?
Não compareça ao UNISAGRADO ou campo externo de estágio, comunique imediatamente os seus professores e/ou supervisores via plataforma Microsoft Teams das equipes das disciplinas que você está matriculado ou entre em contato direto com o seu coordenador de curso. Em seguida encaminhe o resultado do teste imediatamente à Secretaria Acadêmica, por meio da Secretaria on-line e envie o atestado médico digitalizado para o e-mail: atendimento@unisagrado.edu.br . Retorne às atividades presenciais após os 10 dias de isolamento, não sendo necessário novo teste de Covid.


16. Como será o comunicado para os membros da comunidade interna que tiveram contato com quem testou positivo?
A Instituição possui seu próprio protocolo e canais de comunicação. Os coordenadores serão avisados imediatamente sobre o estudante que testar positivo. Os coordenadores comunicarão todos os demais estudantes, docentes e demais membros da comunidade que tiveram contato permanente com pessoas do convívio familiar, com quem testou positivo e todos serão orientados a permanecerem em quarentena por 07 dias se não apresentarem nenhum sintoma, se ao 7º (sétimo) dia estiverem com sintomas, deverão permanecer em isolamento por 10 dias.


17. Qual a responsabilidade da IES sobre realizar a testagem nas pessoas que tiveram contato com o estudante ou docente que testou positivo?
O UNISAGRADO não tem essa responsabilidade, pois os testes estão disponíveis na rede pública e particular.


18. No caso de afastamento das aulas presenciais, devido à suspeita ou positivo Covid, haverá algum planejamento de compensação de faltas?
Sim. Durante o período de afastamento das aulas presenciais, o aluno deverá realizar as atividades de compensação de faltas de maneira remota, no prazo de até sete dias, a partir da data que o aluno realizou o comunicado aos professores e/ou supervisores via plataforma Microsoft Teams das equipes das disciplinas que está regularmente matriculado.


19. No caso da impossibilidade da realização das provas regimentais (P1 e P2), devido à suspeita ou positivo Covid, como devo proceder?
O aluno deverá solicitar as provas substitutivas (Sub1 e Sub2) via Secretaria On-line no período de 06 e 07 de junho.


20. Quais são os canais de contato para atendimento aos bolsistas do PROUNI?
Os atendimentos aos alunos estão sendo feitos remotamente. Bolsistas do PROUNI podem entrar em contato pelo e-mail bolsasestudo@unisagrado.edu.br ou pelo telefone (14) 2107-7059.


21. Não estou satisfeito e vou me manifestar em rede social digital. O UNISAGRADO me dará uma resposta?

Estamos monitorando todas as menções e comentários em redes sociais digitais, mas essa prática diz respeito às nossas políticas de segurança à marca UNISAGRADO. Para que a sua manifestação seja atendida, indicamos os canais oficiais. É a forma mais prática e assertiva para o diálogo.

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
- Presencialmente no Bloco B – Secretaria Acadêmica
- Telefone fixo: (14) 2107-7000
- WhatsApp: (14) 99606-0900
- E-mail: atendimento@unisagrado.edu.br 
- Secretaria on-line

Outros contatos:
- Suporte do Connect - suporte.connect@unisagrado.edu.br 
- Suporte do Teams - suporte.office365@unisagrado.edu.br 
- Reitoria - reitoria@unisagrado.edu.br 
- Ouvidoria - ouvidoria@unisagrado.edu.br 


22. Como consigo contato com a ouvidoria?
Por meio da página oficial no site e preenchimento da solicitação: https://unisagrado.edu.br/contato/ouvidoria.


23. Como está o funcionamento da Biblioteca?
A Biblioteca está aberta para atendimento presencial, com a capacidade reduzida e sem a circulação de pessoas no acervo. Para mais informações acesse: https://unisagrado.edu.br/biblioteca-2.


24. Estou com pesquisa de Iniciação Científica ou outra em andamento. Com quem posso falar? Posso desenvolver a pesquisa de forma presencial?

O ponto de contato é sempre o seu orientador, mas institucionalmente também podemos colaborar. Entre em contato pelo e-mail ic@unisagrado.edu.br.

A partir do segundo semestre de 2021, as pesquisas com necessidade de presencialidade foram retomadas de maneira gradual.


25. Gostaria de obter informações sobre Internacionalização para intercâmbio
Neste momento não estamos realizando a ida e vinda de estudantes, mas temos várias atividades de internacionalização ocorrendo de forma remota. Além disso, seguimos com o planejamento e orientações. Estamos atendendo pelo e-mail internationalization@unisagrado.edu.br..


26. Qual o contato da Pastoral? Existe alguma ação social em que eu possa colaborar?
A Pastoral está ativa pelo e-mail comunitaria@unisagrado.edu.br..


27. Quais são os canais de atendimento?

- Presencialmente no Bloco B – Secretaria Acadêmica
- Telefone fixo: (14) 2107-7000
- WhatsApp: (14) 99606-0900
- E-mail: atendimento@unisagrado.edu.br 
- Secretaria on-line

Outros contatos:
- Suporte do Connect - suporte.connect@unisagrado.edu.br 
- Suporte do Teams - suporte.office365@unisagrado.edu.br 
- Reitoria - reitoria@unisagrado.edu.br 
- Ouvidoria - ouvidoria@unisagrado.edu.br 


Vamos seguir em frente, cumprindo o que regem as autoridades públicas, empenhados na formação acadêmica de cada um de nossos estudantes.

Pedimos que toda a comunidade acadêmica permaneça com atenção nos canais oficiais do UNISAGRADO para futuras diretrizes.

Conte com o UNISAGRADO.

Conte com o nosso ENSINO DE EXCELÊNCIA.

Ficha Técnica

COMITÊ DE MONITORAMENTO DA COVID-19 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO - UNISAGRADO

Reitora
Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira

Vice-Reitora
Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin

Pró-Reitora Administrativa
Prof.ª M.ª Irmã Grazielle Rigotti da Silva

Pró-Reitora Acadêmica
Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da S. Marques

Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária
Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes

Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais
Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi

Diretor da Área de Ciências da Saúde
Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca

Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa
Prof. Dr. Kleber Luiz Nardoto Milaneze

Coordenador de Secretaria Acadêmica
José Augusto S. Magalhães

Gerente de Recursos Humanos
Elisete Azevedo

Gerente de Comunicação
M.ª Luciana Galhardo

Assessora Jurídica
Daniely Aparecida Fernandes

Assessora Reitoria
Ana Carolina Brito Garcia

Representante CIPA
Fábio José de Souza

Técnico em Segurança do Trabalho
Cristofor Aureliano de Souza

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2022 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro