O evento tem objetivo de trazer visibilidade, especialmente no mês de conscientização do autismo, por meio de uma discussão direcionada à identidade da pessoa autista e sua singularidade. Em nossa sociedade, o autista tem se tornado cada vez mais visível e participativo em todos os ambientes, e nós, enquanto instituição acadêmica, nos sentimos felizes e orgulhosos por contar com alunos autistas em nosso meio universitário. Acreditamos que os estudantes, ao participarem deste encontro, poderão construir novas perspectivas e ampliar seus conhecimentos sobre a identidade da pessoa autista, afinal, todos estão inseridos em um mesmo espaço de convivência.
A proposta do evento também reforça a importância de discutir essas questões no contexto universitário, que por si só já apresenta muitos desafios — desde as demandas acadêmicas e de aprendizagem até as situações de exposição social. O palestrante convidado abordará aspectos da identidade autista, refletindo sobre os impactos sociais, as dificuldades enfrentadas e a necessidade de inclusão, além da promoção de habilidades sociais dentro do ambiente acadêmico. Temas como o "masking", por exemplo, serão discutidos para demonstrar como a tentativa de adaptação a padrões sociais pode levar à repressão de comportamentos autênticos da pessoa autista.
Além disso, cursos como Psicologia, Pedagogia e licenciaturas em geral se beneficiarão diretamente, pois os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados em futuras práticas profissionais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente.
11 / Abril / 2025
* Data limite para inscrições: 10/04/2025
Palestra: A identidade da pessoa autista: subjetividades e impactos sociais
Palestrante: Lucas Pontes de Andrade - Lucas Pontes de Andrade é formado em Psicologia e especialista em Análise do Comportamento voltada para o autismo e outras neurodivergências. Foi acompanhante terapêutico e atualmente atua como psicoterapeuta de jovens e adultos neurodivergentes ou em processo de diagnóstico. É editor da primeira revista brasileira sobre neurodiversidade, palestrante e ativista, tendo como maior foco o autismo. Produz conteúdo sobre neurodivergências e psicologia no perfil @lucas_atipico. Recebeu o diagnóstico de autismo aos 20 anos de idade e aos 24 foi identificado com altas habilidades e superdotação.
Horário: Das 19h às 22h15
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 475
Jacqueline Araujo de Souza
E-mail: jacqueline.souza@unisagrado.edu.br
Juliana Mantovani
E-mail: juliana.mantovani@unisagrado.edu.br
Mais informações:
Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
Email: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h
© 2025 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.