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Letras – Língua Portuguesa para Licenciados

Titulação: Licenciado

Duração: 18 meses

Lançamento: 2020

Reconhecimento: Autorização - Resolução Nº5 de 17/06/2019

Sobre o Curso

O profissional da carreira de Letras Língua Portuguesa é habilitado ao ensino da Língua Portuguesa nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

No UNISAGRADO, o licenciado em Letras Língua Portuguesa possui formação intercultural e crítica. São capacitados a lidar com as linguagens orais e escritas e também articular com as realidades histórico-culturais em que estão inseridos.

A modalidade de cursos EAD chegou à Instituição em 2016 com o objetivo de contribuir para a democratização das oportunidades educacionais. O curso de Letras Língua Portuguesa para Licenciados é oferecido no:

  • Polo Bauru - UNISAGRADO
    Rua Irmã Arminda, nº 10-50, Jardim Brasil, Bauru - SP
    CEP: 17011-160

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Líng. Port.: Anál., Interpret. e Prod. de Texto 72 Horas
Líng. Port.: Morfossintaxe I 72 Horas
Linguística I 72 Horas
Literatura Infanto-Juvenil 36 Horas
Teoria da Literatura I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 150 Horas
Líng. Port.: Morfossintaxe II 72 Horas
Linguística II 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa I 72 Horas
Teoria da Literatura II 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cultura Brasileira 36 Horas
Estágio II 150 Horas
Língua Portuguesa: Filologia 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa II 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa III 72 Horas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui o título de Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2008) e graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (2004). Atualmente é professora do Colégio São José, Colégio Rembrandt COC e Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em gramática, produção textual e língua inglesa. É, também, Coordenadora de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Pibid USC, desde março de 2014.
Tempo de casa 9 Anos e 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora do Centro Universitário (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, no Centro Universitário Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 22 Anos e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social, com bolsa Capes, pesquisando a dramaturgia e a prosa de Hilda Hilst. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira.
Tempo de casa 1 Ano e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2013). Possui graduação em Tradutor pela Universidade Sagrado Coração (2010). Tem experiência na área de Tradução, com ênfase em Tradução Científica. Estagiou na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, tendo revisado artigos publicados no Journal of Applied Oral Science. Atualmente é tradutora indicada da Revista CEFAC e professora do curso de Letras-Tradutor no Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa 5 Anos
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP - Bauru (1997) e em Pedagogia pela UNINOVE (2010), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela UNESP - Botucatu (2000), doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Bauru (2016) e doutorado em Química pela UNESP - Araraquara (2005). Atualmente é professora da Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e no Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru/SP. Tem experiência na área de Farmacologia Geral e Veterinária. Atua na área Educacional curso Pedagogia e Licenciaturas. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru/SP de 2014 a 2016. Atualmente coordena o PIBIC Ensino Médio, orienta Dissertações e Monografias de Conclusão de Curso. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial, Inclusiva e Diversidade (GEPEEID) e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental GPEA, UNESP, Bauru/SP.
Tempo de casa 9 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil e com habilitação em educação especial na área de deficiência auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) câmpus de Marilia (linha de pesquisa Teoria e práticas pedagógicas). Foi bolsista do Programa Internacional de bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford/Brasil - Programa Mestrado Sanduíche realizado na Universidade de Évora- Portugal. Atua em pesquisas apoiadas no referencial da teoria Histórico-Cultural, principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação e desenvolvimento infantil; Educação Especial e inclusiva, brincar e apropriação da linguagem escrita.
Tempo de casa 1 Ano
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação
Tempo de casa
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2017) Professor Substituto de Educação Física do Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Róldan"- UNESP , Brasil
Tempo de casa 1 Ano
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-UNISAGRADO. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 23 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ com o projeto de pesquisa na área de Literatura Brasileira e na área de Literatura Italiana. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX.
Tempo de casa 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui doutorado em Ciências - Área: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular do Centro Uniersitário Sagrado Coração - Bauru - SP e tem experiência na área de Letras e Tradução, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, tradução, língua inglesa, língua espanhola, formação de professores de línguas e avaliação de traduções.
Tempo de casa 21 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Tempo de casa 25 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Literatura Inglesa pela Emporia State University, EUA (1995). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno.
Tempo de casa 28 Anos e 11 Meses

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História do UNISAGRADO - NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Sala de Vídeo
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas totalmente online
  • Provas presenciais no Polo em Bauru ao final de cada disciplina
  • Programa de Aprimoramento
  • Iniciação Científica
  • Projetos de extensão
  • Cursos de extensão
  • Grupos de pesquisa
  • Intercâmbio
  • Viagens de Estudo
  • Eventos Culturais e Científicos

Você Sabia?

O profissional de Letras pode atuar não somente como professor, mas também como revisor de textos em editoras, como consultor linguístico em empresas, em agências de publicidade, e em outras áreas onde o uso correto da língua se faz necessário.


O Curso de Letras Língua Portuguesa forma professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e das literaturas de língua portuguesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, e também capazes de articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores.

O profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético. É atualizado em relação ao momento em que vive e ao desenvolvimento de sua área de atuação, e continuamente comprometido com a pesquisa. Quanto ao mercado de trabalho, o profissional formado em Letras Português pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades, caso venha a cursar pós-graduação. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais linguístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando em grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do Ensino Médio e do Ensino Superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.

Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pelo UNISAGRADO, mantido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação do UNISAGRADO.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto ao UNISAGRADO; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Instituição, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Instituição e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Instituição. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, o UNISAGRADO, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

O curso de Letras Língua Portuguesa tem como objetivo geral a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino da língua portuguesa e de suas literaturas e para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, também, a possibilitar ao aluno um conhecimento teórico amplo, dentro de uma formação generalista e integradora que lhe permita não só desenvolver independência e criticidade de pensamento, mas também versatilidade e criatividade para que seja capaz de adequar-se às constantes mudanças no campo educacional. Quanto aos objetivos específicos, o curso visa a levar o aluno ao domínio da língua portuguesa nos seus principais níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico; a identificar na língua portuguesa e nas literaturas estudadas os aspectos mais relevantes da expressão cultural e artística dos povos que elas representam e a desenvolver uma pedagogia crítica, libertadora e alicerçada no respeito às diferenças linguísticas dos seus futuros alunos.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela Instituição.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (seis).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
II. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (seis);
III. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • egressos de cursos de licenciaturas de instituições de Ensino Superior do Brasil

Prof.ª Dra. Patrícia Viana Belam - Currículo Lattes

Data da última atualização: 20/01/2020.*informações sujeitas a alterações

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