Teorias Políticas Contemporâneas, democracia e Política Brasileira - Curta Duração - UNISAGRADO

Teorias Políticas Contemporâneas, democracia e Política Brasileira

presencial

10 aulas de 01h toda terça-feira das 17h30 às 18h30

Ciências Humanas e Sociais

O curso de extensão "Teorias da democracia e política brasileira" tem a proposta de debater um tema central na política: a democracia, bem como suas características relacionadas ao caso brasileiro. Para tanto, é importante destacar que o foco do curso são as teorias políticas contemporâneas que analisaram e ainda examinam a democracia, compreendendo as maneiras pelas quais as principais correntes teóricas debateram a questão da democracia. Paralelamente, serão feitas inserções que permitem debater a democracia brasileira a partir da análise das teorias da democracia.

*NOVAS TURMAS SERÃO ABERTAS EM BREVE!

Objetivo geral: O objetivo do curso é promover o conhecimento sobre as principais teorias da democracia contemporâneas, relacionando a ciência com a política.

Objetivos específicos:

• Auxiliar na compreensão dos modelos teóricos da democracia contemporânea, contrapondo a visão clássica da democracia como governo do povo.
  • Compreender a relação entre ciência e política, destacando como a análise da realidade político a partir de conceitos teóricos é fundamental para a construção de um pensamento crítico e não pautado pelo senso comum.
  • Observar a importância do pensamento da teoria política contemporânea para a realidade da democracia brasileira, considerando suas características, atores e instituições centrais.

Aluno UNISAGRADO; Funcionário UNISAGRADO; Professor UNISAGRADO; Profissionais; Aluno Externo e Público Externo.

R$ 120,00 em duas parcelas de R$ 60,00

Aula 1 – O que é teoria política contemporânea.
Aula 2 – As concepções clássicas de democracia e de representação.
Aula 3 – As tipologias das teorias contemporâneas de democracia.
Aula 4 – Democracia elitista e liberal/pluralista.
Aula 5 – Democracia deliberativa.
Aula 6 – Teorias da Justiça e liberalismo.
Aula 7 – Libertarismo e comunitarismo.
Aula 8 – As vertentes da democracia representativa na contemporaneidade.
Aula 9 – Democracia participativa.
Aula 10 – Multiculturalismo e feminismo.
Aula 11 – Qualidade da democracia.
Aula 12 – Democratização e regimes políticos da atualidade.