Na atualidade, a informação é a principal matéria-prima para o cotidiano tanto das pessoas como para as organizações. Por meio das informações disponíveis é possível adquirir conhecimento sobre os ambientes tornando o processo de tomada de decisão mais assertivo. O projeto de extensão Laboratório de Pesquisa InfoMarket, tem como objetivo desenvolver um banco de dados por meio da realização de pesquisas sobre temáticas de interesse da população e organizações sem fins lucrativos de Bauru e região, realizando atividades de um Instituto de Pesquisa. O projeto tem por base a participação dos discentes de cursos que possuem disciplinas de Marketing em suas matrizes. Alunos de cursos da Área de Tecnologia também são foco do projeto, para contribuir com a disponibilização do banco de dados para o mercado. As análises e considerações sobre os dados coletados pelos discentes, com acompanhamento de docente responsável, visam dar subsídio às organizações locais e regionais e a sociedade como um todo no processo de tomada de decisão. Os resultados de pesquisa serão divulgados à sociedade por meio de assessoria de imprensa com os diversos veículos de comunicação da área de interesse, como portais de comunicação e marketing, jornais impressos, emissoras de rádio, portais digitais de notícias, entre outros veículos de comunicação da cidade e da região. Com a finalidade de criar um banco de dados e, consequentemente, divulgar o trabalho desenvolvido, será criado e mantido um perfil em rede social e um blog do projeto com o registro dos resultados das pesquisas. Tal divulgação proporcionará visibilidade ao projeto e, consequentemente, aos cursos envolvidos e ao Unisagrado.
Desenvolver um banco de dados através da realização de pesquisas e análises mercadológicas que possibilite auxiliar as organizações e sociedade como um todo de Bauru e Região na sua atuação no mercado, proporcionando aos discentes envolvidos a oportunidade de conhecer e participar de atividades de um Instituto de Pesquisa.
Comunidade de Bauru e região.
As atividades são desenvolvidas tendo em mente proporcionar ao discente participante a vivência em todas as etapas da pesquisa mercadológica. Para isso inicialmente faz-se um levantamento dos temas relevantes para o desenvolvimento da pesquisa. Posteriormente definem-se as prioridades e a partir daí inicia-se o processo de desenvolvimento das pesquisas. Em um primeiro momento são realizados estudos exploratórios em dados secundários sobre o tema da pesquisa. Na sequência define-se a situação problema, bem como os objetivos mais pertinentes a cada pesquisa. Dando prosseguimento determina-se a metodologia a ser aplicada, desenvolve-se o formulário de coleta de dados, aplica-se a pesquisa, realiza-se a tabulação e análise dos dados, prepara-se o relatório e então é feita a divulgação dos resultados. Vale ressaltar que os discentes serão os responsáveis por boa parte desses processos, com a orientação do docente responsável.
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações