A dança como conteúdo da Educação Física Escolar se legitima no Ensino Médio com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se apresenta como um “documento plural e contemporâneo, resultado de um trabalho coletivo inspirado nas mais avançadas experiências do mundo” (BRASIL, 2018, p. 5) e servirá de referência nacional comum e obrigatória para a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas dos estados, municípios com a preservação de particularidades regionais e locais. Ao vivenciarem práticas da Educação Física, os jovens se movimentam com intencionalidades de origens pessoais e sociais com a cultura corporal de movimento. Cabe à escola, como um espaço cultural e de produção de conhecimento, reconhecer, (re)significar e valorizar as heranças da tradição, da oralidade, da ancestralidade e da representatividade das peculiaridades regionais da cultura brasileira, contribuindo para efetivação de uma sociedade mais respeitosa e menos excludente.
Identificar e compreender os significados de uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem das danças tradicionais brasileiras no Educação Básica. Além disto, os objetivos específicos são construir novas possibilidades de práticas pedagógicas com as danças tradicionais brasileiras que levem em consideração os/as estudantes, suas realidades, desejos e expectativas que, muitas vezes, não são ouvidas e consideradas relevantes na formação educativa, apresentar os conceitos de cultura popular, as danças tradicionais e as considerações de diversos/as autores/as sobre essas danças no contexto da escola.
Escolas do Município de Bauru.
Elaborar uma proposta de ensino das danças tradicionais brasileiras, em parceria com a disciplina de Artes, e os dados serão levantados por meio do desenvolvimento das ações didático pedagógicas. O projeto deve contribuir para o reconhecimento e a valorização das culturas; possibilitar que estereótipos e preconceitos sejam discutidos e desconstruídos e despertar o respeito a essas culturas e seus povos. O conhecimento abordado oferece um espaço privilegiado para a experimentação e a interdisciplinaridade desenvolvendo as linguagens verbal/cartográfica e não verbal, nas diferentes manifestações culturais, exploração da escrita e da oralidade bem como a vivência dessas manifestações.
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações