A ostomia ou estomia, é um procedimento cirúrgico que visa a realização de uma abertura em um órgão e consequentemente a exteriorização dele ao meio externo, essa intervenção pode ocorrer no sistema digestório, respiratório ou urinário. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2022, o Brasil tinha aproximadamente 400.000 ostomizados; entretanto, esse número é ainda maior, para o ano vigente. De acordo com as estimativas, o SUS realiza cerca de 13 mil procedimentos ambulatoriais na atenção primária. O objetivo é realizar o cuidado ao paciente ostomizado, através da efetivação de procedimentos e condução prática da educação continuada em saúde sobre higiene pessoal e manejo de bolsas coletoras, fortalecendo o autocuidado.
Realizar o cuidado ao paciente ostomizado, através da efetivação de procedimentos e condução prática da educação continuada em saúde sobre higiene pessoal e manejo de bolsas coletoras, fortalecendo o autocuidado.
Pacientes ostomizados da cidade de Bauru
Atendimentos semanais: 1ª parte: Realizaremos a Anamnese do paciente, colhendo todas as informações; 2ª parte: Realização dos Sinais Vitais – pulso, respiração, pressão arterial, temperatura, oximetria (SSVV), mensuração da dor peso e altura para o cálculo de IMC, mensuração da glicemia capilar e sua situação de saúde em relação as suas comorbidades. 3ª parte: Solicitar ao paciente que demonstre como realiza o autocuidado, apontando quais são as principais dificuldades no manejo com a ostomia; 4ª parte: Após a anamnese e a demonstração, os alunos juntamente com o preceptor, irão discutir o caso apresentado, buscando os melhores tratamentos ao paciente. 5ª parte: Intervenções dos graduandos na busca da melhoria do manejo com as ostomias, através de discussão do caso, orientações por vídeo, oficinas de autocuidado, suporte psicológicos e nutricional para os pacientes. 4.1 – Local da pesquisa O projeto de extensão será desenvolvido no Laboratório de Enfermagem.
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações