Os modelos de simulação de organizações internacionais são práticas consagradas para a vinculação entre ensino, pesquisa e extensão nas relações internacionais. Para além da aplicação de conhecimentos institucionais, os exercícios simulatórios desenvolvem habilidades de negociação e propiciam a aprendizagem de conteúdos práticos sobre todo o arcabouço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS). As simulações, assim, podem ser desenvolvidas em diferentes níveis de ensino, compondo vivências estudantis entre alunos do Ensino Médio e graduação, que ensejam desenvolvimentos distintos sobre a carreira profissional, mas especialmente sobre a capacidade de apropriação sobre um tema, eleição de prioridades e negociação de acordos. Neste sentido, este projeto pretende manter a parceria com o Escritório de Representação em São Paulo do Ministério das Relações Exteriores para realização do Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONUEM), com o objetivo de continuar a capacitação dos estudantes do UNISAGRADO e o contato com a comunidade local como um divulgador e articulador dos ODS.
1) Promover o aprimoramento do ensino sobre o cenário internacional, bem como habilidades de negociação, a partir das práticas de simulação do Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio.
2) Promover a educação em direitos humanos como pauta das relações internacionais mediante a intrínseca e indissociável relação entre extensão, pesquisa e ensino;
3) Difusão de conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e o funcionamento da ONU
4) Abordagem de temas internacionais e das relações diplomáticas entre estados membros da organização;
5) Capacitação dos alunos para refletir sobre a complexidade dos temas que compõem a agenda internacional;
6) Incentivar a participação dos estudantes em debates e a buscar soluções negociadas para conflitos, mediante desenvolvimento de competências como oratória, análise de conteúdos e pesquisa. O projeto tem ainda como horizonte incentivar compreensão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, com a sensibilização de atores locais, para além de tornar o UNISAGRADO referência no tema para os alunos de Ensino Médio que pretendam realizar graduação de Relações Internacionais.
Estudantes da rede pública de ensino.
O projeto de extensão será realizado presencialmente, sendo que cada estudante deverá cumprir de 4 a 6 horas semanais de atividades extensionistas, envolvendo explicação de conteúdos específicos, auxílio nas pesquisas sobre os temas e países envolvidos nas negociações e ensaios sobre o protocolo de simulação. Vale frisar que a escolha da escola e da turma de eletiva é indicada pelo ERESP no começo do semestre, assim como o tema e o ambiente em que se espelharam as negociações são definidos junto às turmas no primeiro dia de projeto. Para atingir os objetivos propostos, é necessário a produção de material de monitoria, confeccionado a partir do guia do ERESP, o acompanhamento das turmas e a condução dos debates no sentido das reflexões sobre paz, desenvolvimento e direitos humanos a partir da moldura dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao final, realiza-se a ‘culminância’ – encenação da simulação oficial – como o objetivo de se chegar a uma resolução. Assim, os estudantes do UNISAGRADO produzem relatórios semanais das atividades e da produção de material acompanhados pela professora coordenadora e pelo ERESP..
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações