Fisioterapia no tratamento da Dor Pélvica Crônica

• Período

Neste curso serão abordados os conceitos fundamentais da dor pélvica, as patologias que podem causar dor e os métodos diagnósticos médicos. Uma vez identificados estes aspectos, os alunos irão compreender como realizar uma avaliação fisioterapêutica específica neste público, como descrever o diagnóstico cinesiofuncional e como planejar e aplicar o tratamento fisioterapêutico específico para mulheres com dor pélvica crônica.

Caso ocorra a abertura da turma, você receberá um e-mail com as instruções para prosseguir com o pagamento.

Local: 12/08/2022 18h30 às 22h30 - Microsoft TEAMS
13/08/2022 08h 17h - Microsoft TEAMS
20/08/2022 08h 17h - Clínica de Fisioterapia
03 aulas teórico - práticas
Inscrições até dia 11/08/2022

Objetivo geral:

Prover fundamentos teórico-práticos, métodos de avaliação e tratamento fisioterapêutico ao estudante de Fisioterapia ou fisioterapeuta em mulheres com dor pélvica crônica.

Objetivos específicos:

• Contextualizar os aspectos teóricos da dor pélvica crônica, causas e métodos diagnósticos.
• Descrever os métodos específicos da avaliação fisioterapêutica para mulheres com dor pélvica crônica.
• Elaborar os diagnósticos cinesiofuncionais para mulheres com dor pélvica crônica.
• Favorecer o planejamento e aplicação prática do tratamento fisioterapêutico específico para mulheres com dor pélvica crônica.

Alunos  e professores do UNISAGRADO, alunos externos e profissionais da área de fisioterapia.

O curso será oferecido somente para fisioterapeutas ou graduandos de fisioterapia.

Egressos e alunos UNISAGRADO - R$ 180,00
Alunos Externos - R$ 220,00

1. Introdução aos conceitos fundamentais de dor pélvica crônica
a. Neurofisiologia da dor
b. Aspectos clínicos, psicológicos e sociais
2. Sistemas acometidos pela dor pélvica crônica e suas causas
a. Dores pélvicas de origem ginecológica intra e extrauterina
i. Endometriose
ii. Dismenorreia
iii. Dispareunia de penetração e profundidade
iv. Vaginismo
v. Vulvodínia
vi. Estenose vaginal
vii. Dor pélvica crônica
b. Introdução às dores pélvicas de origem urológica,musculoesquelética, gastrointestinal, sexual, neurológicas
3. Principais métodos diagnósticos médicos de dor pélvica crônica.
4. Avaliação especializada de mulheres com dor pélvica crônica.
5. Tratamentos fisioterapêuticos específicos para mulheres com dor pélvica crônica.
6. Prática de avaliação e tratamento fisioterapêutico específicos.
7. Discussão de casos clínicos.

Data da última atualização: 10/08/2022.*informações sujeitas a alterações

© 2022 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.