Revisão Sistemática - Básico

• Período

Manhã e Tarde

Ciências Exatas e Aplicadas

A busca pela melhor evidência científica é uma necessidade nos tempos atuais para alunos de graduação, pós-graduandos, docentes e pesquisadores a fim de efetuar uma decisão clínica, profissional e de gestão. Assim, este curso apresentará uma base sólida para iniciação, elaboração e desenvolvimento das revisões sistemáticas (RS) com e sem metanálises bem como outros tipos de revisões. O curso fornecerá  o passo-a-passo para o adequado preparo de uma RS, com o rigor científico atual a fim de preparar o profissional a identificar , analisar e executar esta modalidade de trabalho acadêmico.

Aula 1- 30/09 das 08h30 às 16h.
Aula 2- 01/10 das 09h às 18h.
Aula 3- 02/10 das 08h30 às 12h

A ABERTURA DAS TURMAS ESTÁ SUJEITA AO NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES ESTIPULADO PELO UNISAGRADO.

Objetivo geral

Facilitar a compreensão, planejamento e execução de uma revisão sistemática com e sem metanálise nas diferentes áreas do conhecimento, particularmente na área da saúde.

Objetivos específicos

introduzir e desenvolver o passo-a-passo do planejamento e execução de uma revisão sistemática, assim como sua atualização.

Todos podem participar.

R$ 400,00 parcela única

1-Princípios de uma revisão sistemática. Tópicos abordados:

• Conceito de uma revisão sistemática, as diferenças de uma revisão sistemática e outros tipos de revisões.
  • Importância e o impacto de revisões sistemática para área da Saúde e demais áreas do conhecimento.
  • Pesquisa em base de dados aplicada a revisão sistemática.
  • Determinação do quesito PICO.
  • Entendendo o critério PRISMA e registro PROSPERO.

2- Colocando em prática os princípios de uma revisão sistemática: Protocolo

• As duplas de alunos, ou trio devem elaborar um questionamento prático relacionado com um tema a ser desenvolvido. A elaboração da pergunta central do artigo baseado no quesito PICO.
  • Análise do Guia PRISMA, AMSTAR para revisão sistemática. Registro na base de dados PROSPERO ou equivalente.

3-Desenvolvimento de uma revisão sistemática. Desenvolvimento e extração de dados; Tópicos abordados:

• Desenvolvimento de uma revisão sistemática: Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.
  • Inter-relação tema escolhido, quesito PICO e perfil da revista.
  • Ferramentas de suporte: Softwares (Review Manager®, Sigma Plot®, Excel®; Jamovi®, Endnote®, Rayyan®; Comprehensive Meta-Analysis Software (CMA ®.
  • Processo de Coleta de dados.

4 – Tema: Colocando em Prática o desenvolvimento de uma revisão sistemática. Fainlização e acompanhamento. Tópicos abordados:

• Análise dos temas escolhidos.
  • Apresentação das propostas elaboradas e Introdução.
  • Guia para sessão de Materiais e Métodos e Resultados, discussão e conclusão
  • Estatística na revisão sistemática.
  • Metanálise
  • Análise de viés e escalas/ferramentas para avaliação metodológica dos estudos.

Data da última atualização: 16/07/2021.*informações sujeitas a alterações